Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, July 17, 2007

Disfunção e ortofunção



Dr. Peto encarava a disfunção assim como ela é. Uma falta de função, quando não se tem um problema localizado ou quando não se tem apenas um problema. O que está "faltando" é uma estratégia para realizar a função corretamente. Com a disfunção a pessoa busca a fazer algo que ainda não pode, mas que pode melhorar com a mudança daquela função.

Assim ele criou o conceito de ortofunção. A ortofunção é a habilidade para realizar a função da forma que se atinja o objetivo, cada um de seu jeito. Existe uma lacuna entre o imaginar a função e executar aquela função. Como mudar a intenção para que ela se realize ? Qual é a forma correta de desejar ? A condutora está ali conduzindo a realização da função de forma que ela seja útil e prazerosa.

Outro dia me filho se espantou ao ver uma pessoa no balanço sentada de costas. Não parecia nada de mais, mas para ele aquilo era uma transgressão da ordem, afinal todos se embalavam de frente. Mas ao terminar de falar ele já adicionou : O que é que tem né ? Cada um faz de um jeito.

Esse é o conceito da ortofunção. Realizar da forma que se consiga e não da forma que tem que ser feita.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home