Os programas de exercícios da Educação Condutiva não têm nenhuma surpresa. As 'aulas' seguem a rotina diária que vivemos em nosso dia a dia, com movimentos intuitivos e direcionados a motivação da criança em executar a atividade. Os deslocamentos como rolar, transferir peso, alongar membros, manter-se em posição de cócoras, levantar-se, são os movimentos que vemos nas clássicas sessões de Bobath.
Bobath ele mesmo manteve correspondência com o Andras Peto, e chegou a afirmar em uma palestra em junho de 1967, que o método de Peto era o único com significado, além do seu próprio. Mais tarde Berta Bobath representava em palestras pelo mundo afora o Método de Peto em conferências, principalmente na América.
O contato com os Bobath começou através de uma criança que foi referenciada por um médico inglês para ir a Hungria. Este médico, chamado Dr. Balassa, servia o Parlamento inglês e somente por esta formalidade a criança teve acesso ao método húngaro ( uma vez que até a década de 70, apenas crianças de países socialistas eram aceitos no Instituto Peto).
Esta criança conseguiu progressos significativos em apenas alguns meses, o que acabou de certa forma 'incomodando' Dr. Bobath, que tratava esta criança desde os 12 anos de idade. Em 1965, Ester Cotton, por insistência de Bobath foi até a Hungria conhecer o método de Andras Peto. E lá ela viveu por algumas semanas, dormindo e acordando dentro das salas do Instituto Peto. E acabou descrevendo e relatando em vários artigos publicados, o tempo 'perdido' de trabalho, que tinha realizado 20 anos antes de conhecer a Educação Condutiva.
Referências deste artigo são citações do livro Conductive Education - Occasional Papers - Supplement 2, publicado em 2001 com textos de Mari Hari, em referência aos 50 anos da Educação Condutiva.
7 Comments:
Olá Letícia,
obrigada pelas informações que temos atraves do seu blog.Cada vez que aqui venho aprendo um pouco mais.
beijos
Que coisas boas que se aprendem aqui. Não pares nunca. Um beijinho
Néa e Grilinha,
Muito obrigada pelas visitas frequentes!
Seus comentários me mantém motivada para continuar escrevendo...
Com amor,
Leticia
Letícia eu é que agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas como você e a Grilinha, Vocês teum um CORAÇÃO LINDO!!!!!!!!!!!!!!!
BEIJOS
Letícia,
Como é bom, ler estas coisas, como disse a grilinha, não pares nunca!
Cada vez que entro no teu blog tenho vontade de dizer para o mundo, ler estas coisas.
A vida fica muito mais gostosa de ser vivida quando se acredita num ideal e move-se mundos e fundos por ele.
Continue a mover mundos e fundos, sempre!!
Beijos
Rita,
Essa tb é a minha vontade, de sair por aí gritandooo...
E, vamos gritar juntos!
Com amor,
Leticia
Tive gemeos também, mas um não sobreviveu. Meu Gabriel, hoje tem 3 anos e eu estava aqui na net em busca de alternativas...encontrei uma escola, o método e o seu blog...rs
Ficarei feliz se puder trocar e-mails com vc....Por favor, me responda...luciana.superior@bol.com.br
Post a Comment
<< Home