Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, January 24, 2007

Intenção é metade do caminho


Na minha aula de yoga, entre uma postura e outra, minha professora conduz a aula com a frase: "Vamos seguindo, a intenção já é metade do caminho." É neste momento tão simples e singular que aprendemos quão importante (e prazerosa) é a motivação de uma ação, independente de estar apto para tal atividade.

O desenvolvimento da Educação Condutiva nos mais diversos países tem sido impulsionada pela força de vontade e o resultado percebido nas pessoas que trabalharam com ela. Encontrei pessoas que largaram a profissão, outras a família e ainda suas culturas, para ir estudar mais sobre a filosofia, a vida e a história do método de Andras Peto.

A Educação Condutiva é fascinante justamente por ser uma filosofia de vida, em que se pode aprender a ser uma pessoa melhor, não só para os portadores de alguma deficiência, mas para qualquer deficiência que tenhamos dentro de nós mesmos.

Eu ainda digo que é difícil explicar a forma como se conduz uma 'aula' de educação condutiva, pois a vivência, a experiência do dia a dia é que trarão os resultados, seja em mim, no meu filho ou no contexto em que eu vivo. Repito que não sei se sou eu que me apaixonei pela Educação Condutiva, ou se o que ela me apresentou como resultado para os meus filhos, é que me fascinou.

O primeiro vídeo criado para divulgar o método de Educação Condutiva, foi patrocinado por um cirurgião ortopedista americano. Foi no ano de 1965, e o próprio Peto comentou que 30 minutos de vídeo não seriam suficientes para mostrar todo o contexto em que se vivencia a Educação Condutiva.

E é assim que estamos iniciando: na intenção, na vontade e na esperança de formar um grupo de crianças que tenham êxito e autonomia em suas ações.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home