Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, January 08, 2007

Escrito por Peto


Andras Peto estava muito a frente do seu tempo, criou e trabalhou durante toda sua vida com a Educação Condutiva. Ele objetivava criar uma educação voltada para crianças com dificuldades motoras. Naquela época a poliomelite era o maior causador da paralisia cerebral. Desde o início de seu trabalho já atendia também adultos, que tinham as mesmas dificuldades, normalmente acidentes cerebrais causados por acidentes ou derrames. No início dos anos 60 recebia crianças russas, inglesas, romenas e israelenses em seu Centro de desenvolvimento motor.
O maior registro de Peto é a Educação Condutiva, ela mesma, presente e aplicada em vários países nos dias de hoje. Registros em livros, textos, artigos, existem muitos, a maioria em húngaro, alemão e inglês. Peto, ele mesmo deixou poucas publicações, algumas cartas que foram formatadas em forma de livro entre pacientes, fisioterapeutas e especialistas, mas apenas um (!)artigo em inglês.
O artigo descreve justamente o desenvolvimento de um grupo de crianças, antes e depois de trabalharem com a Educação Condutiva. Ele é recheado de declarações de especialistas de diversas áreas, e outros países, que avaliam o método em si, e o retorno recebido pelos 'pacientes'. Entres eles descrevo a seguir :
" A terapia motora-condutiva (ainda não era chamada de Educação) não é um sistema, mas um método completo. A realização de novas tarefas trazem novas soluções e estas novas soluções modificam e desenvolvem as tarefas que já se realizava anteriormente, assim como a aquisição de soluções."
" A terapia motora-condutiva não trata certos músculos, não trata certos membros, mas, durante todo o processo de aprendizagem leva a atividades dinâmicas, ativando novas funções cerebrais."

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Querida Letícia,
Acabei de ver teu blog, simplesmente devorei!! Li tudo sem parar...só encontro uma palavra: obrigada!!
Obrigada por me ensinar o que é Educação Condutiva, obrigada por dividir isto com o mundo!
Acabo de ler e sinto a mesma coisa que você: vontade de abraçar o mundo e falar prá toda gente sobre Educação Condutiva. Vou divulgar teu blog para as pessoas,pode ser que alguém precise conhecer. É o mínimo que podemos fazer...divulgar.
O destino é algo incrível...que bom que vocês viram a reportagem na televisão...não foi por acaso.
Parabéns pela luta, parabéns por acreditar, aceitar, e parabéns por viver um dia de cada vez!!!
Beijos para vocês 5!!!
Rita

12:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

Querida Letícia,

Fiquei maravilhada com o seu blog!
Tenho um filho com PC, ele tm 3anos e 3meses, tem a parte motora bem comprometida. Gostaria de saber mais sobre Educação Condutiva e se vai ter outro curso. Se puder me mandar um email lhe agradeço:
neavalone@hotmail.com

Obs:Deixaram um comentário sobre um engenheiro(RENAN), que mora em Niterói no Rio de Janeiro, que faz adaptaçãoes para portadores de necessidades especiais. Eu precisava muito do endereço dele,
pois ainda não consegui alguém que fizesse uma adaptação decente na cadeira do meu filho.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.


neavalone@hotmail.com

5:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Letícia!
Adorei seu blog!
Sou fisioterapeuta e estou fazendo minha monografia da pós sobre 'Educação Condutiva'.
Você poderia me passar seu e-mail?
Agradeço desde já!
Cíntia

5:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Letícia,
esqueci de deixar meu e-mail pra vc..
é cissa390@hotmail.com
Muito obrigada!

5:35 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Rita, fico super contente quando alguém descreve o blog assim com tanto entusiasmo!
Eu acredito sim, acredito nos meus sonhos, sem imaginar que pode ser impossível! Me deixem tentar ?
Um super beijo! Leticia

4:49 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Néa e Arthur!
Muito prazem em conhecê-los! Acho que deverias experimentar a Educação Condutiva com seu filho sim! A motivação em querer fazer vai transformar você! ;) Vou te escrever logo...

4:51 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Oi Cintia!
O que quiseres saber, por favor! Estou aqui para ajudar no que eu puder! Vamos ficar em contato.
Abraço!
Leticia

4:51 AM  

Post a Comment

<< Home