Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Saturday, December 09, 2006

Engenheiro de reabilitação

Falando em profissões... um outro profissional que trabalha aqui no sistema educacional é o engenheiro de reabilitação. Ele é um engenheiro que avalia as condições do meio para que qualquer pessoa em necessidade especial se adapte ao ambiente. Seja alguém que sofreu um acidente, quebrou uma perna ou nasceu em condição especial.

A função deste profissional é encontrar os móveis ou aparelhos adequados para que se tenha função e integração na vida 'normal', de forma independente e natural.

O engenheiro adapta cadeiras para a mesa de jantar, mesa de trabalho, cadeira no carro, espaço no escritório, cozinha, banheiro, quarto. Eles estudam o que a pessoa precisa e a melhor forma de ser funcional com os objetos que existem ou com aqueles que possam ser adaptados para ela.

Esta profissão, que também desconheço no Brasil, trabalha para o sistema de saúde e visita em casa as pessoas que precisam deste auxílio. Aqui é natural ver pessoas em cadeiras elétricas pelas ruas, mesmo com neve e chuva, dentro dos meios de transporte, ou mesmo nos supermercados, com carrinhos de compras que 'encaixam' nas cadeiras de rodas.

Este engenheiros também têm empregos nas empresas que fazem estes tipos de móveis, cadeiras ou aparelhos que venham a facilitar e auxiliar a vida de pessoas com necessidades especiais.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi!
Aqui no Brasil o Terapeuta Ocupacional trabalha junto com um engenheiro fazendo o mesmo trabalho, a T.O. avalia o espaço, o movel etc... e o engenheiro constroi ou auxilia na construcao.
Beijos

11:12 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Ótimo Ana! Tenho eu uma dúvida: qual a formação deste engenheiro ? Civil, Sanitário, outro ? Realmente a necessidade existe!

1:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

OI LETICIA

AQUI NO RIO EXATAMENTE EM NITERÓI EXISTE UM ENGENHEIRO CHAMADO RENAN, QUE FEZ TODAS AS ADAPTAÇÕES DO QUARTO E BANHEIRO DOS MEUS FILHOS E FICOU MUITO BOM . A HISTORIA DELE É QUE TENDO UMA FILHA COM PC ELE INICIOU UMA OFICINA PARA ATENDER AS NECESSIDADES PROPRIAS E ACABOU EXPANDINDO PARA OUTRAS CRIANÇAS , CONSULTORIOS DE TERAPIA OCUPACIONAL E ETC . REALMENTE ELE É MUITO BOM E CAPRICHOSO, MUITO PROFISSIONAL.
ABRAÇO Á TODOS
BLANDINA

6:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Civil normalmente!

8:36 AM  

Post a Comment

<< Home