Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, November 28, 2006

Planejamento Acadêmico


Cada dia de escola das crianças é planejado e apresentando aos pais em um mural escolar semanalmente. Cada dia a aula é liderada por uma condutora diferente, que define um tema e programa todo o dia, seguindo o planejamento geral da semana. O planejamento global segue o ano acadêmico e atende todas as áreas de conhecimento para o grupo.

O grupo que meus filhos estão é o grupo chamado pré-escola e reúne crianças de 3 a 7 anos. A programação acadêmica é feita para o grupo, mas cada um realiza as atividades que lhe convém, dentro de suas limitações. Existem aqueles que fazem o tracejado de letrinhas, aqueles que unem dois pontos e aqueles que fazem desenho livre. Não necessariamente fazem todos o mesmo exercício ao mesmo tempo.

O plano acadêmico apresentado tem a estrutura com os seguintes tópicos:
  • área de aprendizado
  • tópico
  • data e hora
  • líder

Depois é completado com uma tabela descrevendo os objetivos e o detalhamento das atividades, com os tópicos:

  • objetivos de aprendizado
  • palavras chaves
  • atividades sugeridas
  • materiais e recursos utilizados
  • relações com outras áreas de aprendizado

E finalmente individualiza algumas atividades que devem ser realizadas apenas para algumas crianças:

  • Atividades diferenciadas

O foco do trabalho está no desenvolvimento das habilidades motoras, mas todas as funções de rotina de uso diário estão incluídas, como higiene pessoal, alimentação e divertimento. Além das funções cognitivas seguindo o planejamento acadêmico.

2 Comments:

Blogger Dinha said...

Não entendi bem (às vezes, meus neurônios se "enrolam")... Estás voltando ao Brasil?
Se assim for, que seja tranquilo, porque certamente, aí ou aqui, estarás fazendo o melhor pelos teus filhos, com amor, dedicação e verdade.
Posso transcrever um post teu (o anterior, que comentei) no meu blog, com a respectiva indicação?
Bjs!

2:46 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Dinha,
Será um prazer! Com a devida indicação e citação, será ótimo, assim quem quiser saber mais, pode passar por aqui! ;)
Leticia

3:43 PM  

Post a Comment

<< Home