Desenvolvimento e aprimoramento das atividades motoras
A rotina que as crianças vivenciam na Educação Condutiva é como um ciclo. As tarefas são realizadas com começo, meio e fim. Busca-se evitar a frustração de uma atividade não realizada. Os objetivos são direcionados para a criança dando-lhes motivação no seguimento das atividades, e para isto usam-se algumas técnicas para o desenvolvimento das habilidades motoras que são usadas nas atividades diárias. Estas atividades concentram-se principalmente em :
- aquisição de equilíbrio
- desenvolvimento de coordenação motora
- coordenação e orientação visual
- manipulação
- mobilidade
- comunicação
Para o aprimoramento do desempenho das atividades motoras destina-se ainda à:
- fazer todo o movimento com propósito
- adaptação para a tarefa de aprendizado atual
- posicionamento correto
- uso das mãos de forma ativa
- motivação para a mobilidade
- trabalhar visando o êxito
O movimento com propósito é muito importante para o desenvolvimento infantil. Como fazer a criança alongar os braços, fazer agachamento, dar os passinhos, sem que tenha uma motivação e interesse dentro de um contexto ? Para um adulto ou adolescente é muito mais fácil, onde nesta idade já se tem a consciência da necessidade do movimento, do benefício que se vai atingir. Mas para uma criança de até 5 anos é preciso muito trabalho pedagógico.
Vamos ver um exemplo: Que tal imaginar um passeio em volta do lago e lá desviar de sapos que estão no caminho, colher cogumelos para colocar numa cesta, arrancar flores de uma árvore mais alta. E na hora de colar e pintar: Onde está a cola ? Vamos até lá buscar. E agora como que se abre ? Vamos abrir, brincar, colar e de novo devolver a cola no lugar, indo até a prateleira, abrir e fechar a gaveta.
Uma atividade que parece simples, acaba tendo propósito, sendo ativa, promovendo mobilidade e executando um ciclo de tarefas.
Neste contexto é necessário proporcionar também um posicionamento correto, onde podemos destacar:
- tamanho do equipamento
- uso correto do equipamento
- postura
- espaço adequado
- posicionamento visível no grupo
- segurança
- campo visual, distância e percepção do ambiente
A criança dentro do grupo precisa sentir-se parte dele, tendo a sua vez, seu campo de visão não pode estar comprometido, estar seguro de que poderá executar atividades sem que não se perca o equilíbrio, além de ter seu espaço adequado para movimentar-se. O grupo faz com que a criança torne-se mais um indivíduo do grupo, sem diferenciação e parte do todo.
* informações retiradas do material "Introduction to Conductive Education for children with physical disabilities", em workshop ministrado por Tunde Rozsahegyi.
5 Comments:
O Lê, azulzinho claro é ruim de ler... beijos
Mudei pra verdinho... ;)
Obrigado por Blog intiresny
Obrigado pelo artigo, pois me ajudou nos estudos do movimento, para uma prova... muito boa sua iniciativa, parabéns!!!
Interessante Professor Brazil,
Umpost escrito em 2006, e um comentário emitido em 2012. Este blog está vivo, sempre!
Um abraço,
Leticia
Post a Comment
<< Home