Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, November 07, 2006

Potencial duplo


Estava lendo sobre a quantidade de aprendizado que se adquire ao brincar. Uma criança que pega um objeto pela mão, consegue sentir sua textura, seu volume, seu peso. Ao deixá-lo cair ele ao mesmo tempo observa o movimento do objeto se movendo, partindo de um ponto e chegando a outro, seja ele mais rápido, como uma boneca ou mais devagar, como uma bolinha de sabão, percebendo o conceito de leve e pesado.

Este simples pegar e jogar de um brinquedo, mostra a complexidade que se tem e que se aprende. Acho que muitas vezes esquecemos do quanto nossos filhos, mesmo uns bebês, ou ainda com alguma dificuldade de aprendizado ou de movimentação, podem adquirir conhecimentos, que para nós parecem tão implícitos.

O brincar desenvolve, estimula e promove o desenvolvimento cognitivo. E mais do que isto, nos mostra quanto é possível aprender com tarefas tão simples.

Eu como mãe não olho para meus filhos tendo a visão do que eles não têm, mas sim do imenso potencial que eles têm! Vejo eles tendo muito o que aprender, com tanto a descobrir, como um ser tão completo, sensível e comunicativo; e ao mesmo tempo tão indecifrável pra alguns. Procuro não me concentrar na falta de habilidade, mas sim na capacidade de desenvolver novas habilidades.

É assim que gostaria que o mundo enxergasse meus filhos e todos os outros com dificuldades, enxergar neles o belo que eles têm, e a alegria que eles têm a nos dar. Como sempre digo, tive a grande chance na vida de ter tudo isto em dobro: as alegrias, os sorrisos, o prazer, o amor.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home