Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Sunday, October 29, 2006

Definição de objetivos: motores 1/3


Em janeiro de 1976, a Sociedade de Espasticidades acompanhou 12 crianças na sede do Instituto Peto em Sussex, Inglaterra. As crianças usavam a Educação Educativa em seu desenvolvimento. Ester Cotton descreve então apartir da observação, uma programação da definição dos objetivos para as crianças. Quando os objetivos eram atingidos então a criança era passada para um novo estágio no desenvolvimento de suas habilidades, levando a criança de uma total disfunção para o estato de inclusão escolar.

Vou descrever este estudo em 3 partes. Acho que ele vai ficar longo e chato, sem o uso de uma tabela, mas orienta a 'evolução' de objetivos. Cada um dos itens ainda se divide em situação de chegada zero e a evolução dos objetivos em estágio 1, 2, 3 e 4.

1- Objetivos motores 1/3
2- Objetivos funcionais 2/3
3- Objetivos educacionais 3/3


Objetivos motores 1/3

Para os objetivos físicos serão observados cada um dos seguintes itens 1. sentar ; 2. mãos ; 3. braços ; 4. quadris ; 5. fixação ; 6. orientação ao centro ; 7. levantar .

Situação de chegada : 0
1. SENTAR
Não senta na mesa.
Não senta a mesa e nem se segura.
Não senta no pinico.
Não senta no pinico e nem se segura.
Não senta sozinho na cadeira.
Não senta no chão.
Não senta no chão, nem como 'indiozinho'.
Não senta no chão, nem com as pernas esticadas.

Objetivos : Estágio 1
1. SENTAR
Senta a mesa se segurando.
Senta no pinico se segurando.
Senta com os braços sobre a mesa.
Senta na cadeira se segurando.

Objetivos : Estágio 2
1. SENTAR
Senta sozinho no pinico.
Senta sozinho na cadeira.
Senta de indiozinho no chão.

Objetivos : Estágio 3
1. SENTAR
Senta sozinho no pinico.
Senta sozinho na cadeira.
Senta no chão.
Senta no banco.
Não usa mais o pinico, vai ao vaso sanitário.
Começa a sair do banco para ficar de pé.

Objetivos : Estágio 4
1. SENTAR
Senta sozinho.
Não usa mais o pinico, vai ao vaso sanitário.
Desloca-se da cadeira para o chão.
Levanta-se do chão (com ajuda e auxílio).



Situação de chegada : 0
2. MÃOS
Não consegue agarrar nem soltar.
Não consegue segurar com as duas mãos.
Não tem habilidade de manipulação.

Objetivos : Estágio 1
2. MÃOS

Segura com as duas mãos.

Objetivos : Estágio 2
2. MÃOS
Consegue segurar e soltar.
Segura com as duas mãos.
Tem alguma habilidade de manipulação .

Objetivos : Estágio 3
2. MÃOS
Consegue segurar e soltar.
Fixa uma mão e movimenta a outra.
Aponta com o dedo indicador.
Tem alguma habilidade de manipulação .

Objetivos : Estágio 4
2. MÃOS
Consegue segurar e soltar.
Fixa uma mão e movimenta a outra.
Usa o dedo indicador.
Usa o dedão fazendo movimento de pinça.



Situação de chegada : 0
3. BRAÇOS
Não coloca os braços do lado em supino ou sentado.
Não coloca os braços para frente sentado a mesa.
Não coloca os braços acima da cabeça em prono, sentado ou supino.

Objetivos : Estágio 1
3. BRAÇOS
Coloca os braços sobre a mesa.
Estica os cotovelos.

Objetivos : Estágio 2
3. BRAÇOS

Coloca os braços para cima da cabeça e ao lado com os cotovelos extendidos em prono, sentado e supino.
Estica os cotovelos quando sentado.

Objetivos : Estágio 3
3. BRAÇOS

Movimenta os braços em todas as direções.
Estica os cotovelos em todas as posturas.

Objetivos : Estágio 4
3. BRAÇOS

Pode realizar movimentos rítmicos de seus braços, de forma individual.


Situação de chegada : 0
4. QUADRIL

Não consegue flexionar ou esticar os quadris de forma ativa.

Objetivos : Estágio 1
4. QUADRIL
Faz flexão de quadril quando sai da cama.
Faz flexão de quadril quando senta.

Objetivos : Estágio 2
4. QUADRIL

Sai do splint.
Senta-se em uma cadeira ou no pinico.

Objetivos : Estágio 3
4. QUADRIL

Sai do splint.
Senta-se em uma cadeira ou no pinico.

Pega objetos do chão quando em posição sentado.

Objetivos : Estágio 4
4. QUADRIL

Sai do splint.
Senta-se em uma cadeira ou no pinico.
Pega objetos do chão quando em posição sentado.

Coloca as duas mãos esticadas no chão.


Situação de chegada : 0
5. FIXAÇÃO
Faz somente movimento global.
Não tem nenhum ponto de fixação, nem mãos, pés ou quadris.

Objetivos : Estágio 1
5. FIXAÇÃO
Usa as mãos como forma de fixação.

Objetivos : Estágio 2
5. FIXAÇÃO

Fixa com as mãos na frente e ao lado.
Alguma fixação de pés e quadris.

Objetivos : Estágio 3
5. FIXAÇÃO

Fixa com as mãos na frente e ao lado.
Fixação com os pés e quadris.


Objetivos : Estágio 4
5.
FIXAÇÃO

Fixa com as mãos, pés e quadris.
Fixa um braço ou uma perna para realizar o movimento


Situação de chegada : 0
6. CENTRO, linha média

Nenhuma orientação a linha média.

Objetivos : Estágio 1
6. CENTRO, linha média

Traz a cabeça ao centro quando segura.

Objetivos : Estágio 2
6. CENTRO, linha média
Traz a cabeça ao centro quando em prono, supino ou sentado.
Foca os olhos na linha média.

Objetivos : Estágio 3
6. CENTRO, linha média
Traz a cabeça ao centro em todas as posições.
Foca os olhos na linha média.
Movimenta cabeça com controle para a direita e esquerda.
Segue objetos com o olhar.
Bate palmas sentado.

Objetivos : Estágio 4
6. CENTRO, linha média
Bate palmas em todas as posturas.
Move a cabeça livremente batendo palmas.
Segue objetos com o olhar.


Situação de chegada : 0
7. LEVANTAR

Não fica de pé em frente a mesa, cadeira ou de forma livre.

Objetivos : Estágio 1
7. LEVANTAR

Fica em pé em frente a mesa com ajuda.
Empurra-se da cama com ajuda.
Anda com máximo auxílio.

Objetivos : Estágio 2
7. LEVANTAR

Fica em pé em frente a mesa com ou sem ajuda.
Fica em pé em frente a cadeira
Empurra a cadeira para movimentar-se.
Anda apenas com o condutor ou com a cadeira e o condutor.

Objetivos : Estágio 3
7. LEVANTAR

Fica em pé sozinho em frente a mesa ou cadeira.
Anda com o auxílio da cadeira e o condutor.
Empurra a cadeira para andar sem auxílio.

Objetivos : Estágio 4
7. LEVANTAR

Levanta-se sozinho a partir da mesa.
Levanta-se sozinho da cadeira.
Levanta-se sozinho e bate palmas.
Anda sozinho com a cadeira.
Anda sozinho.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Nossa, dá até uma canseira olhar esses tantos estágio, hein??? tadinhos dos nossos príncipes...

Tô lendo tudo, mas tô atrasada, nem vi o blog essa semana!

Beijosss
Gabi

2:19 PM  

Post a Comment

<< Home