Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, October 12, 2006

Dia-a-dia: dicas


Existem alguns movimentos tão simples que usamos em nosso dia-a-dia que, de tão simples, acabo esquecendo de praticá-los com meus filhos. Aqui descrevo algumas tarefas que tento lembrar na minha rotina.

O apoio que se coloca sempre para os pés. Este apoio dá a eles o equilíbrio enquanto sentados. Imagine você sentado em um banco destes altos, onde não alcançamos o chão, perdemos o equilíbrio mesmo. Este apoio para os pés ajuda mesmo.

O mesmo serve para o uso de botinhas nos pés. Quando pequena eu usei destas botas pra 'pé-chato', nem sei direito pra que serviam, mas se era para consertar uma leve inclinação, imagine como podem beneficiar aos meus filhos que não tem o pézinho totalmente plano no chão e perdem o equilíbrio facilmente. Já andou de ski ? Só com botona né...

O primeiro talher que damos aos nossos pequenos é a colher. Já tentou comer macarrão de colher ? É difícil comer de colher sem que se dê uma ajudinha com o dedo! Então porque não o garfo ? Sim, o garfo.

O apoio dos cotovelos na mesa (daquele jeito que nossos pais diziam ser falta de educação) dá apoio ao tronco e facilita o movimento dos braços. Se ele não consegue sozinho levar a colher ou o garfo a boca, então faça com que ele segure a sua mão e então a sua mão vai a boca dele. Assim o mesmo movimentos com a bolacha, a escova de dentes, o lápis. Repito: a bolacha vai na minha mão e ele segura a minha mão.

Antes e depois das refeições sempre lavamos as mãos. Com meus filhos trago um prato fundo com água para que eles mergulhem a mão na água e possam então lavar seus rostos e mãos. Depois uma toalha fica na frente deles para que eles possam ter a intenção do movimento de secar-se, ir até ela e tocá-la.

Brincar ? Lembra da brincadeira mais simples, a primeira que o bebê aprende ? Jogar no chão tudo o que vê pela frente. A diversão do bebê é jogar no chão para ver a gente buscar. É uma ótima brincadeira, derrubar uma torre, jogar o copo no chão, derrubar uma bola ou uma boneca. Várias vezes.

São tarefas tão simples, ás vezes até ridículas, mas é com a conquista de cada uma delas, passo a passo, que se atinge um grande objetivo.



10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Saudadessss...quero dar bolacha, pegar água e toalhinha pra eles!!!
Beijo da Dinda

8:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

E pensar que meu trabalho é exatamente lembrar dessas pequenas coisas do dia-a-dia e ajudar meus pacientes a realizá-las... aiai... beijos

4:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi... li seus últimos textos.

Uiiia! A saudade tá apertando.

Beijão.

9:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Achei muito bacana essas dicas !!DEUS é realmente perfeito, fazendo com que gestos tão simples possam surtir tanto efeito no desenvolvimento de um ser humano. Le, "parabenzão" por tudo que está escrito nesse blog. Cris

12:24 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Cris, legal essa sua percepção de DEUS, ele é mesmo o máximo! Beijos.

6:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi..
Passei de novo por aqui.
Novos textos por favor!! Queremos mais.

Beijão

7:29 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Ana, que lindo! Parabéns!

4:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Lendo essas dicas, fiquei imaginando: meu filho está com um ano e meio. Ainda não senta e não apoia as mãozinhas... O pescoço não fica firme por muito tempo... Será que um dia terei essa graça de colocá-lo sentado em sua cadeirinha à beira da mesa? será que um dia ele vai poder colocar os cotovelos na mesa? Pegar uma toalha para se secar??
Deus é perfeito! Como filha de Deus eu não gostaria de desapontá-lo...

10:45 PM  
Anonymous Luciana Fonseca said...

Desculpe, esqueci de me identificar... Sou Luciana.

10:46 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Luciana,

Sei, são muitos questionamentos...

Escute Luciana, AME seu filho como ele É. Não fique esperando que ele seja alguém que ele não é, ou alguém que vc gostaria que ele fosse.

Seu filho certamente tem um grande potencial de aprendizado e ele VAi aprender. Você confia nele e sabe que ele vai fazer o melhor, vai ganhar a cada dia. As vitórias acontecem todos os dias, elas são pequenas, e lentas, mas existem. Cada dia um pouco amiga.

Olhe para seu filho como ELE É, viva o presente. Ele é o único que existe agora, deixe suas pré-ocupações de lado, elas tomam o seu tempo!

Me deixe seu e-mail, quero falar contigo...

Um beijo com amor,
Leticia

10:50 AM  

Post a Comment

<< Home