Rotina na escola
Descrevo a seguir a rotina diária das crianças do grupo Pré-escola do National Institute of Conductive Educational em Birmingham. Este grupo é formado por crianças entre 3 e 7 anos com diferentes tipos de paralisia cerebral. A escola também prepara as crianças para que estejam aptas ao ingresso na escola regular.
Toda a rotina é principalmente direcionada para o desenvolvimento motor, mas as crianças também trabalham o desenvolvimento de suas habilidades auditivas e de fala, reconhecimento do seu entorno, habilidades de percepção, manipulação, e coordenação de mãos-olhos.
Esta rotina é usada atualmente por meus filhos, ela pode ser alterada eventualmente.
8.00 - 8.30
- Preparação de sala, equipamentos e programa acadêmico pelos condutores.
8.30 - 9.00 Enfoca-se o desenvolvimento pessoal, social e emocional
- Horário de chegada das crianças recepcionados pelas condutoras.
- Encaminhamento ao banheiro, onde as crianças sentam-se no pinico ou no vaso.
- Troca de roupas, onde se aprende as maneiras de se vestir e despir
- Brincar livre, enquanto todas as crianças estejam prontas para iniciar o programa
9.00 – 9.45 Enfoca-se o desenvolvimento pessoal, social e emocional
- Chamada, com aprendizado dos números e visualiazação dos nomes
- Previsão do tempo, verificando o tempo lá fora e aprendendo dia de semana
- Introdução do tema que será trabalhado no programa a seguir ( por exemplo: passeio de barco, colher frutas no outono, viagem de trem, etc.)
- Programa Deitado incluindo os elementos do tema da semana
Eu gostaria de detalhar este programa em outro tópico, mas de forma geral se trabalha o aprendizado em mudança de posições à partir da posição deitado.
O programa deitado enfoca o desenvolvimento físico, conhecimento e compreensão do mundo, desenvolvimento matemático, comunicação, linguagem e alfabetização, além do desenvolvimento pessoal, social e emocional.
9.45 - 10.10 Enfoca-se o desenvolvimento pessoal, social e emocional, e físico
- É feito o caminhar até a mesa do lanche
- Os condutores preparam a sala para as atividades individuais (levantam as camas para deixar espaço livre)
- Preparação do lanche
- Recreação
10.10 - 10.35 Enfoca-se o desenvolvimento pessoal, social e emocional, e físico
- Lanche, onde se aprende maneiras de se alimentar usando as mãos e a beber segurando seu copo
10.35 - 11.15 Enfoca-se o desenvolvimento pessoal, social e emocional, e físico
- Programa Individual rolando-sentando-levantando.
O programa individula é trabalhado dependendo das necssidads de cada criança. É feito de forma individual, como se fosse um circuito, onde cada criança tem seuestágio e é auxiliado por uma ou duas condutoras dependendo da necessidade da criança. O programa também inclui os elementos do tema semanal e além do desenvolvimento físico, trabalha o reconhecimento do ambiente, compreensão do mundo, desenvolvimento matemático, comunicação, linguagem e alfabetização.
11.15 - 11.30 Enfoca-se o desenvolvimento pessoal, social e emocional, e físico
- Encaminhamento ao banheiro
- É feito o caminhar até a mesa para o trabalho de manipulação
11.30 - 11.55 Enfoca-se o desenvolvimento físico, de comunicação, linguagem e alfabetização
- Programa de Manipulação inclui linguagem, soprar, provar sabores, emitir sons, escutar a própria voz, falar seu nome, etc.
11.55 – 12.00
- É feito o caminhar até a saída para as crianças que saem neste horário (caso de um de meus filhos)
- É feito um relato de como foi seu dia pela condutora que o acompanha
12.05 - 12.25
- É dado início ao Programa Acadêmico onde são trabalhados os assuntos de acordo com a programação pedagógica, por exemplo: segunda-feira com comunicação, linguagem e alfabetização, na terça-feira a matemática, na quarta-feira mais uma vez a comunicação, linguagem e alfabetização e escrita, na quinta-feira reconhecimento e compreensão do mundo , com geografia e ciências, na sexta-feira se trabalha o desenvolvimento criativo, como artes, recortes, pinturas e habilidades manuais.
12.25 – 1.00 Enfoca-se o desenvolvimento pessoal, social e emocional, e físico
- Preparação de almoço
- Encaminhamento ao banheiro
- Recreação livre
- Almoço
1.00-1.30 Enfoca-se o desenvolvimento pessoal, social e emocional, e físico
- Encaminhamento ao banheiro
- Troca de roupas
- Recreação
- É feito o caminhar até a saída para as crianças que saem neste horário (caso de meu outro filho)
1.30-3.00
Trabalha-se o curriculum acadêmico da escola regular para as crianças acima de 5 anos.
1 Comments:
Nossa, fiquei atrasada com os posts... ehehheh... Li tudinho agora e adorei conhecer o dia a dia da escola deles, e tudo que é necessário para a educação condutiva.
Um beijão
Gabi
Post a Comment
<< Home