Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, November 29, 2006

Experimentar para entender


Fui convidada para escrever um artigo para o jornal "Recent Advances in Conductive Education". Estou escrevendo sobre a experiência de minha família desde o nosso primeiro contato com o método. Ao escrever, reflito muito sobre tudo o que aprendemos e a forma como aplicamos.

É verdade que quando ouvi pela primeira vez falar deste método, através daquela matéria na TV Globo falando do Projeto-Luísa, fiquei super empolgada com as possibilidades que a Educação Condutiva poderia proporcionar aos meus filhos. Mas quando fui procurar saber mais sobre o assunto, só me compliquei ainda mais. Não conseguia entender como aquela teoria funcionaria na prática.

Hoje estou muito agradecida de ter sido curiosa e ter mesmo comprovado todas aquelas dúvidas com a prática. Mas fico pensando que a Educação Condutiva deve ser mesmo 'experimentada' para ser 'entendida'. Imagino um exemplo assim: fazer um mergulho no fundo mar. Nós podemos ter vontade de fazer, ler todas aquelas apostilas, ver vídeos, ouvir relatos de pessoas que fazem, e até se sentir 'o mergulhador' nas piscinas de teste. Mas só vamos entender o que é mesmo, depois de fazer um.

Vivenciar a educação condutiva em seu dia-a-dia, os efeitos que ela proporciona na rotina em casa, a filosofia que nos é ensinada e a forma como absorvemos tudo isto, me fez ver meus filhos de forma diferente. E acho isso muito importante.

Talvez eles até não tenham mudado muito... Depende dos olhos de quem vê... Mas a minha forma de enxergá-los, esta sim mudou. Vejo o imenso potencial que eles têm para aprender! Vejo eles como pessoas conscientes de suas tarefas, esforçando-se ao máximo para executar um movimento simples, como colocar a mão na boca por exemplo, e os vejo vitoriosos em tudo o que fazem!

Ter a cabeça turbilhando, cheia de desejos, ansiedades e vontades; mesmo com a sensação de ter seus membros atados, e com todas as dificuldades que têm, eles estão conseguindo executar as tarefas que eles têm vontade de fazer! E estamos aqui pra facilitar, ajudar para que estas tarefas sejam cada dia mais complexas e funcionais.

Educação Condutiva, mais uma vez, obrigada por ter dado esta oportunidade aos meus filhos e a ter me ensinado a ver todo o potencial que eles ainda têm a aprender.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Minha querida...q bom q percebestes q a vida é repleta de infinitas possibilidades...
OSHO: omomento presente é uma semente no tempo.Ele contem todo o passado e todo o futuro.Permaneça no momento presentte e o passado todo é seue o futuro todo é seu!BJO

5:42 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Queridas,
Vivemos o presente porquê construímos o presente!
É nele que resolvo, é nele que me encontro, é nele que vivo!
O passado já não me interessa, o futuro não tenho domínio. É no presente que sou dona de mim e confiante nas minha soluções para os próximos passos. Leticia

4:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Você tem uma força incrível... incansável em persistir no seu maior sonho!

E com toda a fé e perseverança, inqueitude em descubrir o que é o melhor a ser feito, você com certeza, alcançará seus objetivos...

Filhos lindos e com as mais variadas qualidades, que a cada momento ensinam como a vida é impulsionada por conquistas, pequenas as vezes, mas muito significativas e marcantes!!!

Beijos e muito sucesso para você e sua família!!! :)

6:00 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Ju

Meu sonho é infinito... já dizia o poeta ... 'Menor do que meus sonhos, eu não posso ser.'

Também com a tua juda, vou buscando o nosso espaço. com muito amor,

Leticia

7:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

ler todo o blog, muito bom

2:07 AM  

Post a Comment

<< Home