Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, December 21, 2006

Movimento e motivação


Quando pela primeira vez pensei em Educação Condutiva, pensei em movimento. Novos movimentos. Sentar, levantar, andar.

Ao conhecer a Educação Condutiva e sua filosofia já não passei mais a pensar desta forma. O dia a dia e o aprendizado que se adquire vivenciando o método, já não nos faz mais pensar em movimento simplesmente, mas na integração das crianças com o seu eu, sua personalidade, sua vontade, seu relacionamento pessoal.

Parece até estranho, mas é verdade que vejo meus filhos trabalhando para seu desenvolvimento pessoal, sua vontade própria, sua motivação.

Eu continuo pensando em movimento sim. Mas percebi que sem a intenção, sem a vontade e a percepção de um todo, fica ainda mais difícil executar um movimento, qualquer que seja.
O movimento vem mais tarde, depois de passada uma fase de amadurecimento pessoal. Cada um descobre o que pode fazer e como pode fazer.


Ter motivação para realizar qualquer coisa é que fará com que eles descubram e realizem os movimentos que quiserem. Às vezes temos condições de fazer , mas não temos a motivação para realizar.

Vejo meus filhos motivados com o que fazem e com o que podem fazer. A observação do grupo, a intenção do movimento e a motivação de estar fazendo Educação Condutiva é brilhante. Acredito que o movimento venha mais tarde, como forma de agradecimento depois de todo o trabalho já realizado.

Que assim seja.

2 Comments:

Blogger Dinha said...

Que linda trajetória Letícia, tens muito a te orgulhar! Que guerreiros vocês são! A Educação Condutiva certamente foi o início de uma grande transformação em suas vidas. E a recompensa virá, sim, no seu devido tempo. Perdi o email que tu enviaste uma vez, por isso não pude te mandar minha mensagem de Natal (tem cópia lá no meu blog). Mas desejo a ti e tua família, em especial teus dois meninos, um 2007 de muita luz (que venha a somar com a luz própria que vocês já carregam), saúde e passos vitoriosos. Um grande beijo!

12:08 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Trajetória e Odisséia : este é apenas o primeiro capítulo! Ou melhor, primeiro livro! Boas festas! Leticia

8:14 PM  

Post a Comment

<< Home