Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, August 27, 2008

Floração antecipada


A manchete dizia assim: Efeitos do Calor no Inverno: Frio passa ao largo de SC, e temperatura alta antecipa a floração de árvores como a ameixeira.

Aqui estamos destacando a diferença. Aquele olhar que se destaca no meio de tantas árvores resguardadas pelo frio do inverno, algumas delas começam a florescer. Ali está a diferença.

O olhar pelo diferente existe e chama atenção de quem passa. Não quer dizer que o diferente seja indiferente, não quer dizer que seja discriminado, ele é um destaque, apenas diferente.

Na sala de aula, meus filhos são ditos como diferentes. Sob meu olhar são mais um do grupo dos diferentes. Estes dias vi uma pessoa na rua que circulava com três cachorros idênticos na coleira. Diferente! Minha filha viu, pela primeira vez, no supermercado um anão e não tirou os olhos dele. Diferente! Um par de gêmeos idênticos, cabe sempre um olhar. Diferente! A árvore de galhos secos que timidamente começa a mostrar suas flores, seu potencial de crescimento. Diferente!

Com um estímulo a mais, a ação acaba acontecendo antes do tempo, provocando novos saberes, despertando a intenção. A criança aprendendo a andar tem um objetivo diferente do de um adulto. O adulto tem uma meta determinada, a criança não tem o ritmo para as passadas. O adulto segue em velocidade; a criança para e admira lentamente.

É bem verdade que as flores possam vir a queimar com o gelo do inverno, se ele aparecer. Mas nas condições que se apresentaram, com o calor a floração começa de forma acelerada, desperta e brota. O que vale é o agora, este impressionante e motivante despertar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home