Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, July 08, 2008

História de nosso dia


Pareço contar uma história...

Depois de um pequeno bate-papo sobre o fim de semana, eles deitam-se em repouso e recebem sua massagem. Logo voltam as suas mesas de trabalho, têm um momento de lazer e o planejamento da semana é apresentado. Cada um aprende e opina sobre o tema através de atividades e participa ativamente de todas as suas ações. Após a atividade cada um faz sua auto-avaliação e escuta recomendações para fazer melhor. Após este momento, banheiro, lanche e higiene. Com um rodízio das educadoras, iniciam atividades de manipulação dentro do tema apresentado, é um momento divertido. Com um pouco mais de disciplina, atenção e ordem, se preparam para as atividades de saída. Eles esperam seus familiares na posição sentada, em pé ou caminhando e nosso dia se encerra.

Mas essa história é o nosso dia-a-dia na Educação Condutiva Com Amor: um grupo de crianças com paralisia cerebral. E descrevo, quase sem alterações, assim:

1- Depois de um pequeno bate-papo sobre o fim de semana, as crianças deitam-se em seus tapetinhos e em repouso recebem seu alongamento e massagem.

2- Ao voltarem as suas mesas de trabalho, têm um momento de lazer com brinquedos educativos até que todos se acomodem e a aula comece.

3- O planejamento da semana é apresentado, nesta segunda falamos de segurança nas estradas, trânsito e vias. Cada criança, aprende e opina sobre o tema através de atividades lúdicas e participa ativamente de todas as suas ações.

4- Após a realização de todas as atividades solicitadas, cada uma delas faz sua própria avaliação do trabalho feito e também escuta as recomendações da condutora para fazer melhor da próxima vez.

5- Após este momento, banheiro, lanche e higiene.

6- Com mais um rodízio das educadoras, as crianças iniciam o programa de manipulação, dentro do tema apresentado. A condutora em alguns momentos está embaixo da mesa corrigindo posição de calcanhares e apoio dos pés. Este momento é divertido.

7- Com um pouco mais de disciplina, atenção e ordem, as crianças se preparam para as atividades de saída e encontro com os pais. Neste dia uma competição com as crianças de barriga para cima, fazendo `ponte`, e atravessando a faixa de pedestres de acordo com os sinais verde ou vermelho.

8- As crianças esperam os familiares na posição sentado, em pé ou caminhando com auxílio de bastão ou cadeira. Nosso dia se encerra.


Trabalho, ensino, dedicação, aprendizado e diversão.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home