Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, July 08, 2008

Corpo relaxado


Assistindo nossa rotina de educação condutiva fiquei muito feliz de ver meu filho em uma postura muito harmônica, diferente de como o via há algum tempo. E não estou falando de postura em pé, nem sentado. Fiquei muito feliz de vê-lo deitado, centrado em seu tapetinho, com os braços para baixo, pernas esticadas e corpo alinhado. Ali em total repouso recebendo seu alongamento, em silêncio e ouvindo uma música relaxante.

Estar caminhando nos extremos de nossas ações parece sutil, mas ao mesmo tempo que nos vemos em pé apoiando o peso de todo o corpo em total equilíbrio, dando um passo após o outro, não temos tanta idéia do esforço necessário para manter esta postura naqueles com alguma dificuldade motora.

Estar deitado com a mente tranquila, respirando profundamente, relaxando o corpo, mesmo para aqueles com nenhuma`dificuldade` aparente; também é tão `difícil` como estar suportando todo o peso de seu corpo em uma postura de cabeça pra baixo. Lembro de uma vez ter escutado as palavras de de minha amiga Camila, falando em tom forte para seus alunos de yoga:
- Corpo que sabe fazer força também tem que saber relaxar.

Uma vez meu filho tinha seu braço direito para o lado, o esquerdo para cima, o quadril girado e as pernas desordenadas, tinha os olhos virados para quem chamava , mas a cabeça continuava imóvel. Visualizando o corpo assim em total desordem, não consigo pensar em uma mente organizada. Vejo uma mente confusa que não entende o que seu corpo faz, mas ao mesmo tempo está atento ao mundo em volta.

Vendo meu filho deitado assim, alinhado, com a face em repouso, a mente parece estar se deliciando com aquelas mãos de massagem e o olhar descansado. Na verdade descansada estou eu, de vê-lo ali naquela parte da aula de Educação Condutiva, em momento de paz.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home