Cansaço
Descanso quando me exercito? Ou me exercito e assim me canso ?
Me vi questionando sobre cansaço quando a professora de italiano me perguntou: - Yoga relaxa? Atonitamente fiquei sem resposta e não soube responder se quando passo mais de uma hora me alongando, suando, torcendo e exercitando meu corpo, se estou relaxando. Na verdade Yoga me cansa. O que não quer dizer que não me relaxa.
O que é o descanso?
Ficar em casa deitada com o corpo imóvel, lendo ou vendo a tv, deixando que a minha cabeça crie seus próprios roteiros de viagem, de passeios, de situações que tenho vontade em fazer. Por alguns minutos tudo bem, mas e se for uma tarde inteira... Descanso ou me canso?
Estar em uma aula de yoga conhecendo os limites de meu corpo, torcendo cada pedaço de pele e músculo, encontrando o meu silêncio, percebendo as minhas emoções de medo, desafio, competição, prazer, realização. Suando muito, percebendo o meu próprio corpo como se estivesse queimando de tanto estica e puxa. Me canso ou descanso?
Nossos músculos não descansam se estamos imóveis. O descanso não é ficar no ócio. Me canso quando descanso.
Essa energia que faço girar e movimentar meu corpo e que faz meu espírito ficar leve, essa me relaxa. Me cansa e me relaxa.
Não duvido de que quando meus filhos passam a tarde fazendo suas atividades de Educação Condutiva, reconhecendo seus instantes preciosos de concentração, eles estão prazeirosamente cansados. E relaxados.
3 Comments:
A partir deste post Andrew Sutton comenta em seu blog a forma como eu descrevo o meu cansaço.
Eu falo em cansaço e ele fala de meu entusiamo.
Será dificuldade de tradução, ou até no cansaço ele me vê positivamente?
Obrigada pelos elogios... Leticia
Lê, parabéns pelo teu blog! Em especial por este teu texto...mto interessante...tá merecendo reunir todo esse material e transformar em livro ein?
Beijos,
Adri
Adri, Adorei a tua visita por aqui, em especial seu comentário de entusiasmo.
Volte sempre!
um beijo.
Lê
Post a Comment
<< Home