Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, September 05, 2007

Pedagogia e criação condutiva


Estava revendo um texto escrito por Andrew Sutton (presidente da Escola de Educação Condutiva de Birmingham e responsável pela implantação da formação de condutores na Inglaterra), que relata alguns passos para a implantação com sucesso, a curto e longo prazo, de um novo serviço de Educação Condutiva .

Ele começa dividindo o termo `Educação Condutiva` em duas partes, e pedindo que prestemos atenção entre estas duas. Existe a Pedagogia Condutiva (conductive pedagogy) e a Criação Condutiva (conductive upbringing).

A pedagogia condutiva é o que o condutor efetivamente faz, o conhecimento e a arte que vem junto com a prática condutiva. O conhecimento que o condutor aprende no seu treinamento e a arte que vem de sua imaginação e inspiração pessoal.

A criação condutiva se refere a experiência oferecida para a criança dia após dia, ano após ano, na família, na escola e no mundo a sua volta. Esta situação afirma a vida deles nos valores de motivação, auto-ajuda, determinação, otimismo, entre outros que venham a beneficiar com a Educação Condutiva.

Os condutores são as pessoas treinadas para levar esta pedagogia condutiva ao dia a dia das crianças e o imediato benefício na vida das famílias. Quanto mais tempo tem esta relação, mais ela se constrói, mais benefício é percebido, e mais ela perdura. O envolvimento das famílias, das crianças, da escola, das condutoras e todos aqueles que estão a sua volta, completa o sistema de educação condutiva. Um sistema que será exitoso a curto e longo prazo.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

5:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

LETICIA QUERO TE AGRADECER O CARTAO QUE ME OFERECESTES HOJE. ´VISITEI TEU BLOG ,POIS ADORO CONHECER MAIS AQUELES QUE ENCONTRO EM MEU CAMINHO.. TEUS ARTIGOS ME TOCARAM PROFUNDAMENTE ...AOS 62 ANOS, A GENTE TEM MAIS CONSCIENCIA DO QUANTO PODE APREENDER ATRAVES DAS EXPERIENCIAS DOS OUTROS , TORNANDO-NOS MAIS ABERTOS. AO APRENDIZADO ...É NESTA BUSCA ,EM DIREÇAO AO OUTRO ,QUE POR VEZES,ACESSAMOS A GRANDEZA E A DIVINDADE INERENTES NATUREZA HUMANA . NOENTANTO, APENAS ALGUMAS VEZES ,NOS E DADO O PRIVILEGIO DE ENCONTRAR PESSOAS QUE SE REVELAM MUITO MAIS ESPECIAIS PORQUE,SAO EXEMPLOS VIVOS DA TRANSCENDENCIA DA DOR EM AMOR . E ,ESTE ,SEM DUVIDAS E´´ O CAMINHO PARA A VERDADEIRA FELICIDADE´!!AQUELA FELICIDADE INTERIOR , QUE SO EXPERIMENTAM OS QUE AMAM E SERVEM VERDADEIRAMENTE .OBRIGADO! COM MUITO CARINHO LIGIA

8:54 AM  
Blogger Simone said...

Oi Letícia! confesso que não entendo muito bem a educação condutiva ainda, mas cada vez que leio um pouquinho mais sobre ela, vejo que existem mais e mais similaridades com o método que usamos com meu filho, claro que com suas peculiaridades, mas o obejtivo é sem dúvida o mesmo, auto-estima, determinação, incentivo em fazer as coisas, obtenção de independêcia!
beijos com carinho e sim! a vida é bonita!!!

12:48 PM  
Blogger Priscila Dutra said...

Olá Letícia,
Tenho um filho de 1 ano e 5 meses com paralisia cerebral e gostaria de saber mais sobre educação condutiva. Vc poderia enviar-me essas informações?
Desde já obrigada.]
prisciladutra@ig.com.br

5:32 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Oi Priscila, obrigada pela visita!
Crianças de até 2 anos e meio, 3 anos, são normalmente atendidas pelo grupo Pais e Filhos que a escola oferece. Os pais são orientados pelas condutoras e fazem as aulas com seus filhos. Como no Brasil não temos nenhum grupo de pais e filhos, seria legal receber orientação e trabalhar em casa, esta é uma opção.
Te escrevo com mais detalhes em seu e-mail.
Com amor,
Leticia

9:08 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Simone,
Entender a Educação condutiva só mesmo na prática. Eu mesma li e reli tudo o que tinha e só vivenciando que fui aprender.
E o resultado dela é surpreendente, não estranho que sejam os mesmo princípios que sejam usados no método de autismo.
Eles servem para todos nós, enxergando cada um dentro de suas potencialidades.
Um beijão
Leticia

9:10 AM  

Post a Comment

<< Home