Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, February 01, 2007

Condição motora fina


Acredito que eu, mãe de primeira viagem, sempre esperei mais dos meus filhos do que eles podiam oferecer. Como desde o nascimento deles sabíamos que eles teriam um 'atraso no desenvolvimento', sempre os olhamos com olhos de quem estavam sempre atrás. Mas sem ter convivido com outras crianças antes, não nos percebíamos da riqueza de ganhos que eles já tinham naquele momento.


Achávamos que eles já deveriam comer de colher com seis meses, e estar correndo com um ano de vida. E foi somente dois anos depois, quando nasceu minha terceira filha, que pude eu mesma refletir sobre o desenvolvimento motor dos meninos. Claro que a riqueza de movimentos é incomparável, mas cada um exige um tempo para 'afinar' sua condição motora.


Foi com ela, e através dela, que me esforcei por procurar um novo método de trabalho para o desenvolvimento dos meninos. Ela antes de engatinhar, vivia a fase 'tsunami', derrubando tudo o que vinha pela frente, e foi aí que meu filho me disse : 'Mãe, quero derrubar tudo também, igual a ela.'


Eles sempre foram muito espertos e experimentaram diversas terapias, mas não tinham adquirido o aprendizado funcional e não sabiam como derrubar um monte de fitas de vídeo. Fo aí que mais uma vez refleti sobre todo o trabalho que desenvolvíamos, e encontrei na Educação Condutiva toda esta orientação ativa, com autonomia.


Ainda hoje, minha filha com dois anos de idade, tem alguma dificuldade para acender a luz, 'mirando' o dedinho no interruptor. Ela usa mais de um dedo, ou a mão inteira. Agora entendo porquê é tão difícil trocar o canal da TV com um simples aperto. Chegar no botão não é fácil! Por uma condição motora que nós temos, e aprendemos a afinar na medida que vamos usando e crescendo.


Meus meninos não tiveram a oportunidade de experimentar todas as funções do mundo, mesmo as mais fáceis, e com o tempo vamos ensinando, pouco a pouco.






0 Comments:

Post a Comment

<< Home