Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, February 03, 2011

Paralisia Cerebral

Cruel esta tal de paralisia.

Desperta-se o desejo, o cérebro atende, formata o desejo e na reposta: não comanda.

Eu com meu filho tomando banho de mar, ele me diz:
- Me solta que eu vou nadando até a ilha.

O desejo presente, a resposta do desejo coerente. Mas a ação da realização não responde, os braços não nadam, as pernas descoordenadamente não batem, o corpo não flutua.

Ir nadando até a ilha ficará somente no sonho. Ou uma pendência.

Como mãe não posso dizer que nunca. Vi um paralisado cerebral escalar uma montanha, usando equipamentos que auxiliaram o cérebro a coordenar as funções motoras.

Um dia, quem sabe. Ficar prometendo é deixar um sinal de esperança. Ficar cortando os desejos é virar adivinho.

Que crueldade. Com esta criança. Com esta mãe. Administrar a ansiedade, que tarefa difícil. Quem tem bola de cristal?

Como se fosse uma grande caixa cheia de brinquedos bagunçada, o cérebro procura a ação que mais corresponde a aquele desejo. Testa um, testa outro, até que encontra. Depois de movimentos errados, então os braços nadam em direção a ilha. No entanto falta organização. O resultado final é um erro.

É este erro que buscamos minimizar, ajustar, sintonizar. Para que cada movimento entre cada vez mais em sintonia, ativando, movendo, fugindo da paralisia.

2 Comments:

Blogger Mari Hart said...

Adorei! E compartilhei no face! =)

4:53 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Mariana, te adiciono, para compartilharmos mais!

Beijo,
Leticia

1:45 PM  

Post a Comment

<< Home