Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, November 08, 2010

Terapia de mãe


Digo ao meu filho:
- Você está apurado, vamos fazer xixi.
E ele me pergunta:
- Como que tu sabes mãe? Eu estou mesmo apurado!


Passando levemente a mão sobre a bexiga do meu filho consigo saber se ela está cheia* o suficiente para ser hora de banheiro. Ele não quer perder um minuto de futebol e acaba eventualmente se "emocionando". Mesmo ele podendo me avisar do momento de ir ao banheiro, tenho que policia-lo para que ele não esqueça.

* dica: ela está cheia quando a barriga fica bem esticadinha e se a gente aperta devagarzinho, ela vai e volta como uma balão. Não aperte demais que ela está cheia de xixi. :)

Meu bebê está chorando, chateado. Fico pensando se ele está com alguma dorzinha, mas ao beijar sua barriga, percebo que ele está de estômago vazio*. Ele está com fome, uma mamadeira e já acalmo meu lindinho.

* dica: O estômago fica ali entre o final das costelas, bem no meio do tronco. Se agente dá um beijinho ali e o beijo afunda, encostando quase nas costas, é porquê está precisando de comida!

Meu filho resmunga, faz careta e chora. Ele não fala. Eu preciso entender se é dor, fome, sede, frio, mudar o canal, etc. O que fazer?*

* dica: Eu pergunto! por tentativa e erro procuro uma resposta. O choro continua, mas percebo que não é um choro, mas apenas um resmungo. Ele quer algo, quando ele de repente pára, me dá um leve sorriso ou diz com um profundo e sonoro: é!. Suspiro, acertei.

São nestes pequenos momentos da vida que estamos muito próximos de nosso anjinhos. Eu já considerei a fisioterapeuta de meus filhos, a pessoa mais importante do mundo, naquele tempo que eu escutava todos os diagnósticos e dizia amém. Eu já não sou mais aquela, meu olhar está dentro dos meus filhos. É justamente neste importante intervalo, entre as terapias, que nossos filhos estão crescendo e aprendendo.

Reabilitação não são os trinta minutos de fisio, nem uma tarde inteira de Condutiva. Reabilitação é a vida.

9 Comments:

Blogger Néa e Arthur said...

Oi Letícia,como é bom saber o que se passa com nossos anjinhos e com eles vamos crescendo como mães todos os dias!!!!!
Beijos

2:08 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Néa,

Eles vão crescendo... e nós também! :)

Obrigada pela correção !!

Beijo
Leticia

5:15 PM  
Anonymous Ismênia said...

Oi Letícia.Gosto muito de visitar o teu blog, gosto das notícias sobre a educação condutiva. O teu exemplo e a tua inquietação me animam a seguir em frente, a não me acomodar. Está sendo um prazer e um privilégio para o meu filho a oportunidade de viver a experiência da Educação Condutiva. Um Beijo.

9:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Amei o teu depoimento!! Abraço Luciane Lubianca.

4:27 PM  
Anonymous Ticiana Gevaerd said...

E como eles, a gente tbm vai crescendo, aprendendo e vivendo!!! e bom é mesmo poder aproveitar dessa vida fazendo tudo isso ao mesmo tempo!! :) Um beijo!!!

9:15 PM  
Anonymous carol Lobato said...

Letícia,

Amei o seu blog! Super construtivo! Ainda não tenho filhos mas ele vai ser grande valia qndo tiver! Soube que vc esteve aqui na loja e fico mto feliz de te ter como cliente! Vamos trocar figurinhas nessa vida de blogueiras!

beijinhos com carinho,

Carol Lobato.

9:11 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Ismênia,

Passamos por momentos de reflexão, prefiro acreditar que eles sabem muito! Pra mãe o nosso filho é sempre demais!

Beijo com amor,
Leticia

4:23 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Luciane,

Compartilha amiga, que bom saber que estais aí. Uma vez uma mãe me disse que eu escrevia sobre ELA! Sentimos muitas coisas iguais...

Beijo
Leticia

4:24 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Carol,

Foi coincidência, sua mãe me disse que leu seu blog, e logo achei que era oportuno deixar meu cartão.

E... também adorei o blazer.

Um beijo com amor,
Leticia

4:25 PM  

Post a Comment

<< Home