Terapia de mãe
Digo ao meu filho:
- Você está apurado, vamos fazer xixi.
E ele me pergunta:
- Como que tu sabes mãe? Eu estou mesmo apurado!
Passando levemente a mão sobre a bexiga do meu filho consigo saber se ela está cheia* o suficiente para ser hora de banheiro. Ele não quer perder um minuto de futebol e acaba eventualmente se "emocionando". Mesmo ele podendo me avisar do momento de ir ao banheiro, tenho que policia-lo para que ele não esqueça.
* dica: ela está cheia quando a barriga fica bem esticadinha e se a gente aperta devagarzinho, ela vai e volta como uma balão. Não aperte demais que ela está cheia de xixi. :)
Meu bebê está chorando, chateado. Fico pensando se ele está com alguma dorzinha, mas ao beijar sua barriga, percebo que ele está de estômago vazio*. Ele está com fome, uma mamadeira e já acalmo meu lindinho.
* dica: O estômago fica ali entre o final das costelas, bem no meio do tronco. Se agente dá um beijinho ali e o beijo afunda, encostando quase nas costas, é porquê está precisando de comida!
Meu filho resmunga, faz careta e chora. Ele não fala. Eu preciso entender se é dor, fome, sede, frio, mudar o canal, etc. O que fazer?*
* dica: Eu pergunto! por tentativa e erro procuro uma resposta. O choro continua, mas percebo que não é um choro, mas apenas um resmungo. Ele quer algo, quando ele de repente pára, me dá um leve sorriso ou diz com um profundo e sonoro: é!. Suspiro, acertei.
São nestes pequenos momentos da vida que estamos muito próximos de nosso anjinhos. Eu já considerei a fisioterapeuta de meus filhos, a pessoa mais importante do mundo, naquele tempo que eu escutava todos os diagnósticos e dizia amém. Eu já não sou mais aquela, meu olhar está dentro dos meus filhos. É justamente neste importante intervalo, entre as terapias, que nossos filhos estão crescendo e aprendendo.
Reabilitação não são os trinta minutos de fisio, nem uma tarde inteira de Condutiva. Reabilitação é a vida.
9 Comments:
Oi Letícia,como é bom saber o que se passa com nossos anjinhos e com eles vamos crescendo como mães todos os dias!!!!!
Beijos
Néa,
Eles vão crescendo... e nós também! :)
Obrigada pela correção !!
Beijo
Leticia
Oi Letícia.Gosto muito de visitar o teu blog, gosto das notícias sobre a educação condutiva. O teu exemplo e a tua inquietação me animam a seguir em frente, a não me acomodar. Está sendo um prazer e um privilégio para o meu filho a oportunidade de viver a experiência da Educação Condutiva. Um Beijo.
Amei o teu depoimento!! Abraço Luciane Lubianca.
E como eles, a gente tbm vai crescendo, aprendendo e vivendo!!! e bom é mesmo poder aproveitar dessa vida fazendo tudo isso ao mesmo tempo!! :) Um beijo!!!
Letícia,
Amei o seu blog! Super construtivo! Ainda não tenho filhos mas ele vai ser grande valia qndo tiver! Soube que vc esteve aqui na loja e fico mto feliz de te ter como cliente! Vamos trocar figurinhas nessa vida de blogueiras!
beijinhos com carinho,
Carol Lobato.
Ismênia,
Passamos por momentos de reflexão, prefiro acreditar que eles sabem muito! Pra mãe o nosso filho é sempre demais!
Beijo com amor,
Leticia
Luciane,
Compartilha amiga, que bom saber que estais aí. Uma vez uma mãe me disse que eu escrevia sobre ELA! Sentimos muitas coisas iguais...
Beijo
Leticia
Carol,
Foi coincidência, sua mãe me disse que leu seu blog, e logo achei que era oportuno deixar meu cartão.
E... também adorei o blazer.
Um beijo com amor,
Leticia
Post a Comment
<< Home