Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, April 16, 2009

Inclusão escolar: uma lição


Crianças com paralisia cerebral ou qualquer outra deficiência estão sendo cada vez mais aceitas no ambiente escolar maduro e preocupado com a educação infantil.

Nos meus tempos de escola lembro de ter conhecido muito poucas crianças com deficiências, nosso convívio era raro. Hoje na escola de meu filho são mais de 20 crianças com algum tipo de dificuldade `diferente` do grupo. Todos são acolhidos pelo grande coração do Menino Jesus, escola Montessoriana em Florianópolis.

Certamente a educação das crianças que convivem com as diferenças têm valores muito mais definidos e pró-ativos em relação a fraternidade, solidariedade, ajuda, partilha, ética; do que eu tive.

Meu filho se comunica, mas não fala. No entanto uma de suas amigas diz que ele leu uma história pra ela. Na roda de amigos, uns ajudando os outros, foi o Gustavo que disse:
- Ele me ajudou a montar as partes da árvore professora!
Referindo-se a meu filho que com muita dificuldade consegue apenas colocar as mão sobre a mesa, sozinho, quando sentado adequadamente.

Estas crianças são a própria inclusão, que enxergam qualquer um sem distinção, enxergam o grupo funcionando.

Neste vídeo vemos Gabriel, um dos filhos de Luciane, nesta maravilhosa escola em Porto Alegre, participando ativamente, na matéria da RBS - Inclusão de crianças com necessidades especiais. A Escola chama-se Amigos do Verde, e estas são as palavras da Diretora Silvia:
" Não se discursa ética. Se tem atitudes éticas."

Linda frase desta diretora, na teoria e também na prática. Aqui, na minha cidade, escutei muito blá blá lindo, de escolas renomadas, mas recebi também um lindo não no dia da matrícula.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home