Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Friday, March 13, 2009

Gill, a bibliotecária


O ano de 2006, quando moramos em Birmingham e conhecemos o National Institute of Conductive Education, com meus filhos gêmeos, fomos experimentar a Educação Condutiva como método de aprendizado para crianças com paralisia cerebral. Foi um excelente e saudoso ano, em que nunca esquecemos as crianças, as condutoras, a secretária, a direção, as estudantes, os pais e a bibliotecária.

Foi na biblioteca que comecei a escrever este blog, foi de lá que tive uma vontade imensa de reproduzir tudo o que eu lia para que mais pais tivessem a mesma sensação que eu : oportunizar seus filhos a conhecer a Educação Condutiva.

Foram vários momentos que saí de lá com lágrimas nos olhos lendo pérolas, desabafos, declarações de uma vida. A cada dia os preciosos textos me davam mais e mais confiança daquilo que os meus filhos faziam dentro da sala de aula.

E foi Gill, a bibliotecária que direcionava minhas leituras, que me apresentava os bons livros e artigos. Lembro de algumas vezes ter vontade de comprar alguns títulos, e ela cordialmente não me autorizava: "Para conhecer o método, nós temos que conhecer a visão de um condutor, te ofereço uma outra referência."

E eu, ao lado dela, li absolutamente tudo o que me interessava naquela biblioteca. Passei um ano lá dentro, lendo, no mesmo momento que meus filhos estavam na sala, trabalhando.

Foi quando no fim de fevereiro recebi a mensagem de que Gill Maguire estava deixando a Biblioteca por problemas financeiros da Instituição. E faço aqui minhas as palavras de Susie Mallet, em Save our Souls :
" The message that I received was to inform me that Gill Maguire’s job as Librarian, which she has held since 1991, has been made redundant. Gill probably knows more of what has been written about Conductive Education than anyone else in the world! If she is made redundant then that means the end of the Library too."

Se tem alguém que sabe tudo o que foi escrito sobre Educação Condutiva neste mundo, ela se chama Gill Maguire. E se ela foi demitida, significa que a biblioteca acabou. Triste, sem dúvida. Lá no lugar do saber, na fonte de conhecimentos, no meio da pilha de livros e artigos, já não existe mais uma referência. Sem dúvida a mais importante: o leme, a bússola, o mapa.

E foi nesta situação que se criou uma espécie de abaixo-assinado no renomado site ipetitions, meu nome figura em 33, dos atuais 151 nomes. Entre lá, deixe seu apoio, abrace esta causa.

Gill, mais uma vez obrigada pela sua vida com a Educação Condutiva. Ela se despede de uma era, com o coração apertado, de seus 18 anos de instituição. Espero que agora ela tenha tempo para terminar o patchwork que a mãe dela começou...

Temos mais coisas a fazer Gill e a principal delas é seguir em frente! Good Luck!

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Leticia,
hoje vim conhecer teu blog, do qual já tinhas me falado há algum tempo. Muitas vezes tive vontade de ver e conhecer a educação condutiva que falas com tanta admiração, mas às vezes não tinha o endereço do blog, outras não tinha o tempo.
Mas hoje resolvi procurar e achei teu blog.
Quero te dizer que não consegui parar de ler, me emocionar e te admirar.
Estou na frente do computador, com o qual não tenho muita afinidade, com um monte de coisas para fazer (o Tiago não foi à aula hoje pois está um pouquinho doente, e o tempo todo me chama), mas quero ler mais...
Cada mensagem que escreves me faz pensar e refletir, cada palavra, cada carinho me traz a imagem da tua familia. E a imagem que sempre me vem é de alegria, de união.
Cada vez que lembro dos meninos, sempre os vejo felizes, pois eles estão sempre sorrindo, assim como tu, o Rafael e a Lari.
Te admiro pela força que passas, pela cabeça erguida com que enfrentas os obstáculos do dia-a-dia, pela mãe que és.
Uma mãe que se alegra com as vitórias de seus filhos e dos filhos de outras mães, uma mãe que esquece o que é o cansaço, uma mãe que ama, e acima de tudo, uma mãe que é feliz com seus filhos.
Não esquece que essa tua vizinha (dos meses de verão) também pode compartilhar contigo mais do que uma conversa na praia ou uma tarde com as crianças brincando de Wii.
Todos temos muito a aprender, e hoje me ensinaste muito.
Serei tua leitora assídua.
Beijos,
Adriana

8:41 PM  
Blogger Gillian Maguire said...

What wonderful things you have said here, Leticia and I am truly amazed at them. It was a real pleasure to have someone in the library who was keen to learn about CE and who has now taken that knowledge back home to put into practice. Just what the library was there for. I don't know what the future holds for the library but I hope it will continue to provide such service to others. It needs a professional to take up the baton and go forward in the same way as I did. Thank you again for your comments and I wish you and your centre the very best for the future. You have a wonderful dedicated conductor in Becky and she will take you onwards.

2:31 PM  
Anonymous Tici said...

Gostei da fotinho!!! sabia que ias achar um post importante para ela quando te mandei! Compartilhar.. esse é o nome da foto! td a ver com ela... que compartilhou tantos ensimentos com vc e as outras pessoas!! é uma pena mesmo!!!

Beijão

9:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Cara Leticia ,
A notícia que o NICE -National Institute of Conductive Education-UK está em dificuldades financeiras me deixa muito preocupada , pois mais do que um centro que ajuda crianças e adultos com problemas motores , o NICE é um centro de Formação de Condutores na Inglaterra , os quais a maioria trabalha hoje ao redor do mundo para divulgação do método que no meu caso foi, e é principal veículo de integração das crianças na escola , afirmo que no meu caso é um sucesso e já trabalhamos desde agosto de 2006 .
Deixo aqui no seu blog a informação de quem quiser contribuir(doar) qualquer quantia que somada a tantas mantenha o NICE funcionando em sua exelencia , poderá ser feito através do site do próprio NICE .
www.conductive-education.org.uk

Um grande abraço

Blandina

4:11 PM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Adriana,
Quero compartilhar esta alegria contigo. Muito obrigada por passar aqui, deixar seu recado com tantas palavras bonitas.
Passe sempre sim, vamos aprender juntas! Me mande notícias e dicas.
Um beijo com amor,
Leticia

4:52 PM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Gill,
Hopefully you are alive with your blog and we could keep going to the library like this!
With love,
Leticia

4:53 PM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Tici,
Essa foto estava mesmo guardadinha! Coube muito bem aqui! Obrigada pelo envio da foto, e sempre que lembrar compartilhe comigo.
Um beijão
Leticia

4:54 PM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Blandina,
Você está absolutamente certa em compartilhar este anseio. Nós que tivemos a grande oportunidade de experimentar a Educação Condutiva in loco, com a Fundação de Birmingham nos sentimos definitivamente de luto. Vamos oportunizar para que tudo siga bem.
Com amor,
Leticia

4:55 PM  

Post a Comment

<< Home