Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, January 26, 2009

Estique os joelhos


Os movimentos experimentados nas rotinas da educação condutiva são muito importantes na vida diária de cada um que o executa. Eles podem até não estar evidentes, mas a seqüência de pequenos movimentos vem em busca do desenvolvimento motor necessário para uma vida independente.

O rolar é essencial para um bom sono, a mudança de posição durante a noite, onde reacomodamos nosso corpo para uma posição mais relaxada. E é dentro da sala que estas rotinas são experimentadas para ser aplicada com êxito durante a noite.

A posição em pé com os joelhos esticados, os calcanhares no chão, conhecendo a extensão dos músculos no momento certo para exercer as funções de andar ou correr, são essenciais como treino da postura em pé.

As seqüências de atividades são realizadas através de uma ordem dada, uma frase no presente, orientando o movimento. E a colocação das palavras nesta ordem é fundamental para que o cérebro registre a ordem correta.

Com o desejo de tê-los em pé, quantas vezes eu mesma disse aos meus filhos:
- Perna forte!
Onde minha intenção era para que ele esticasse bem as pernas, e deixasse os joelhos estendidos. Eu estava dando uma ordem errada. Se eu solicito a você, agora mesmo, a mesma ordem:
- Perna forte! Se você experimentar, sua intenção será contrair toda a musculatura, e quanto mais forte contrair, mais ficaremos com nosso glúteo contraído, nosso pé em ponta de bailarina, uma coxa tensa e joelhos super estendidos, quase dobrando ao contrário. Será difícil ficar de pé.

A ordem não está correta. Ser forte não é ficar de pé. Para ficar de pé é necessário ter a musculatura ao mesmo tempo que tensa, relaxada. Estender os joelhos, mas ao mesmo tempo relaxar o corpo para que os calcanhares encostem no chão, para que a coxa esticada segure o quadril no centro do corpo e com a cabeça no meio eu organize meu tronco alinhando meus ombros. Estou de pé.

Mesmo que por alguns segundos meus filhos possam realizar esta função de forma correta, assim eles estão aprendendo, organizando seu corpo, suas ordens cerebrais para a realização de funções ativas. E cada segundo desse é um momento de realização, de gratificação por estar sentindo-se bem, em harmonia. É na sala de educação condutiva, dentro do grupo, que eles recebem as ordens mais adequadas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home