Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, January 22, 2009

Desenho Universal


“O ser humano tende a modificar o ambiente para poder viver nele. Ao longo da história, foi adaptando o meio natural, algumas vezes com maior, outras com menor respeito. Do mesmo modo fez com suas cidades, casas e objetos, a fim de torná-los mais adequados ao seu uso.
Quanto mais um ambiente se ajusta às necessidades do usuário, mais confortável ele é. Todavia, se ocorre o inverso, quando o ambiente construído não leva em conta as necessidades ou limitações humanas, ele pode chegar a ser mais inóspito que o natural.”

Estes são os dois primeiros parágrafos da introdução do Livro Desenho Universal: Métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. Escrito por Silvana Cambiaghi, editado pelo Senac São Paulo é uma obra prima para aqueles que vivem a inclusão social. O livro merece referência não somente para os técnicos na área, mas para famílias que buscam a melhor forma de encontrar a ergonomia ideal para seu mundo melhorar.

O livro foi um excelente presente da Professora Sandra Mallin, pesquisadora da Universidade do Paraná, que aprimora sem sossego seus estudos buscando inclusão para todos.

Destaco ainda um quadro que ilumina as relações entre os conceitos Deficiência, Incapacidade e Desvantagem. O detalhe é uma sinopse do documento da Organização Mundial de Saúde em texto de Lígia Amaral.

Classificação das deficiências (Quadro 1, página 25, do capítulo Pessoas com Deficiência: inclusão e exclusão social)

Deficiência = Impairment
Relativa a toda alteração do corpo ou aparência física (de um órgão ou de uma função com perdas ou alterações temporárias ou permanentes), qualquer que seja sua causa. Em princípio a deficiência significa perturbação no nível orgânico.

Incapacidade = Disability
Reflete conseqüências das deficiências em termos de desempenho e atividades funcionais do indivíduo, consideradas como componentes essenciais de sua vida cotidiana. Representa perturbações no nível da própria pessoa.

Desvantagem = Handicap
Diz respeito aos prejuízos que o indivíduo experimenta devido a sua deficiência e incapacidade. Representa a expressão social de uma deficiência ou incapacidade e, como tal, reflete a adaptação do indivíduo e a interação dele com o meio.


Silvana Cambiaghi é arquiteta e mestre em Desenho Universal pela USP.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Welcome back. Your presence and your spirit have been so very much missed.

x

Andrew,

3:33 AM  
Anonymous Mary Maura said...

Olá querida ,
amei teu blog , o carinho com que fala dos teus filhos da educação especial, imagino saber o que vc diz , pois sou psicopedagoga e trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais, amo meu trabalho e tbm tenho um blog, e pesquisando sobre Blogs a respeito de educação me deparei com o teu, me emocionei ao ler teus textos.
Luz e paz p vc.....
beijos
Mary

2:53 PM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Andrew,

Thanks. I am back, but still filling my spirit... Soon, in a full version :)

with love,
Leticia

10:57 AM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Mary MAura,

É uma alegria recomeçar e ter novos leitores! Me escreva, deixe eu ver seu blog, quero conhecer seu trabalho.

Um beijo com amor,
Leticia

10:58 AM  

Post a Comment

<< Home