Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, September 02, 2008

Ser abordado


Estávamos neste sábado no clube assistindo a uma partida de tênis, quando chega uma amiga e, sem nenhuma restrição, inicia a conversa com meu filho.

No primeiro momento ele se assusta, sua primeira reação é procurar os meus olhos se questionando: Será que ela está falando comigo? Eu fiz de conta que não percebi o olhar dele e não respondi a indagação dela, continuei agindo naturalmente. Ela então repete a pergunta inserindo o nome dele, insistindo que era com ele que ela estava falando.

Ele então dá um sorriso maroto, delicioso, e responde a pergunta. Verdade que em seu tempo e da sua forma, mas completa a comunicação e se faz entender.

Infelizmente esta não é uma situação natural. Meu filho não está acostumado a ser abordado. E nem as pessoas estão acostumadas a abordá-lo.

Quando nossos olhos encontram uma cadeira de rodas, ou uma pessoa babando, ou com algum comportamento diverso, nossa primeira reação é frear. Entendo que nossos olhares curiosos querem estar varrendo aquela situação para que fique respondendo tantas perguntas e sensações que são despertadas dentro de nós naquele momento. Mas.. é injusto que aquela pessoa em nossa frente não tenha a oportunidade de dialogar, de ser cumprimentada ou de apenas receber um sorriso.

É também neste momento, que nós temos a oportunidade de exercitar nossa igualdade e respeito perante alguém. É o momento de treinar nossas virtudes, minuciar nosso olhar e selecionar as palavras que devemos colocar.

Flávia te agradeço pela excelente oportunidade de diálogo que desses ao meu filho. E estou certa que este momento é também uma excelente oportunidade de aprendizado para nós mesmos. Oportunidades que, muitas vezes, estamos em busca de encontrar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home