Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, March 15, 2011

Um momento na evolução


No artigo da mãe de Justin no livro Intelligent Love, ela descreve sua realidade como a de outras mães. Histórias parecidas, atores diferentes. Para uns uma infeliz surpresa, para outros uma feliz aceitação.

No entanto as palavras de Andras Peto são refletidas por todas as mães que uma vez experimentaram a Educação Condutiva:
" Quando você não educa seu filho para ser independente, você educa seu filho para ser dependente."

E ela continua: apesar de meu filho não ter um corpo com possibilidades, apresentar severa deficiência física, estar confinado a uma cadeira de rodas motorizada, ele é muito determinado, confiante de si mesmo e sabe exatamente para onde está indo. Precisa apenas de um pouco de ajuda para chegar até lá.

Os muitos relatos das mães que descrevem a vida de seus filhos com paralisia cerebral é um desabafo de uma luta pela independência de uma vida de dedicação ao seu filho. Acreditando fielmente na plasticidade neuronal, já certificada pela ciência, é com esta esperança que vivemos, em uma busca constante contra o tempo.

Reabilitação é a vida. Se tivéssemos mais longevidade, todas as (minhas) teorias seriam confirmadas: paralisia cerebral passaria a ser apenas um momento da evolução daquela vida, reaprendendo suas funções e construindo pessoas melhores.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home