Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, September 09, 2010

É preciso esperar

Abro o chuveiro e preciso aguardar até que a água quente venha pela tubulação. É preciso esperar.
Diariamente eu abro a água quente, espero `pelar` e em seguida misturo a fria, para encontrar a temperatura ideal para o banho. Fatores como a temperatura externa, o horário do banho, a época do ano e a força do sol interferem na temperatura que sai do chuveiro, que tem sua água aquecida pelo sol. Diariamente é preciso esperar.

Quando pergunto ao meu filho se ele quer suco ou água de côco, eu preciso esperar.
Ele não fala, palavra, e eu espero até que seus olhos se voltem para a sua dúvida, tome a decisão, olhem de volta para mim e com bastante dificuldade me responde a opção escolhida. Fatores como o barulho, outros assuntos mais interessantes no ambiente, ou mesmo a dúvida; interferem no tempo de resposta. Momentaneamente é preciso esperar.

Quando navego na internet e desejo ver o último vídeo sobre a Educação Condutiva na CBSnews. É preciso esperar.
O download não inicia imediatamente, e é necessário que eu esteja com tranquilidade e paciência o suficiente para que a minha escolha seja realizada por completo. Eventualmente é preciso esperar.

São tantos momentos que aguardamos por coisas tão bobas, ou muitas vezes por momentos desnecessários, mas mesmo assim aguardamos. Eu diria que esperar é uma tarefa realizada de forma impaciente. Quando a espera é uma resposta, ela se torna angustiante. Uma resposta após uma entrevista de emprego, um convite para uma festa glamorosa, um convite para sair; tantos exemplos.

Precisamos tornar nossas esperas pacientes, importantes e valorizadas. Principalmente as esperas de escolhas feitas por nossos filhos, aqueles incapazes de falar, mas com a escolha feita e ansiosos por um olhar ou uma pergunta acertada. Com calma vamos esperar para conhecer as escolhas feitas por eles.

7 Comments:

Anonymous ticiana gevaerd said...

Esperar p/ escolher!! e que bom que podemos ter o poder de escolher não é mesmo!?!
Paciência sempre!! Hj ainda eu falei p/ uma paciente minha.. que eu aprendi a "paciência" na EC! :o)
Tudo no seu tempo, na sua maneira, e as coisas vão acontecendo naturalmente SEMPRE! esperando, mais acontecendo!!! :o)

Um beijo! queridos!

12:43 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Lindo Tici ;)

Beijo com amor,
Leticia

7:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

Letícia adoro uma música do Lenine cujo nome é Paciência.Fala do quanto a vida pede pressa e do quanto a vida é rara.Lembro desta melodia para exercitar o meu esperar, é um treino diário de desapego.Além da música , leio sempre os teus escritos,são sempre um "mimo" para alma,bj Luciane Lubianca.

7:26 PM  
Anonymous Tia Silvia said...

Como disse Rousseau: "A paciência é amarga , mas seu fruto é doce..."

11:00 PM  
Blogger Ana Raquel said...

Nos sabemos que temos que esperar por tudo, mas mesmo assim, como no calor ou no frio, reclamamos sempre.
Surpreendentemente precisamos de palavras como as suas para reaprender a esperar com paciencia e sabedoria.
Ana Raquel

11:07 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Ana Raquel,

é muito bom conviver com tua energia, não pare nunca viu!

Reclamar do quê? Está tudo tão bom...

Beijo com amor,
Leticia

10:07 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Luciane,

Conheço paciência: a música.

"O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência..."

Na prática, treino todos os dias...

Quem quiser ouvir a música:
http://letras.terra.com.br/lenine/47001/

Leticia

10:09 AM  

Post a Comment

<< Home