Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, August 26, 2010

Sementinha da habilidade


Uma semente precisa de tempo e estímulo adequado para crescer. Assim relata a experiência de aprendizado do autor Shinichi Suzuki no livro Nurtured by love, falando sobre a educação com talento. Ele conta a história de um papagaio que aprendeu a falar seu nome após escutar a repetição dele em mais de cinquenta vezes por dia durante dois meses. Após este intenso momento o papagaio começou a falar seu nome. Sem esta ação de repetir incansavelmente, de forma metódica e diariamente, a ave não teria adquirido esta habilidade ou desenvolvido este talento.

Com o treinamento diário o conhecimento vai sendo implantado e a habilidade vai sendo desenvolvida.

"A preparação, o tempo e o ambiente são fatores que trabalham em conjunto para provocar os estímulos para o aprendizado. Nós não vemos a semente que está plantada na terra, mas a água, a temperatura, a luminosidade e as condições de sombra agindo diariamente servem como um forte estímulo para aquela semente, que pouco a pouco nos mostra a mudança brotando da terra." Se não percebessemos o entorno, nos pareceria mágica.

Quando leio os ensinamento do método Suzuki, percebo as similaridades com os ensinamento de Andras Peto na educação condutiva. Preparação, tempo, ritmo, disciplina e ordem assediado por um ambiente de positivismo, criatividade, motivação e conhecimento, buscam melhor desempenho de habilidades e novas aquisições em crianças e adultos com paralisia cerebral ou outras dificuldades motoras.

Mais informações sobre o método seguido pelo escritor, vale a pena ler: Associação Suzuki.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home