Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, May 17, 2010

Curso no mês de julho

Curso de Férias de Educação Condutiva

A Educação Condutiva é um método húngaro desenvolvido e aplicado pelo médico Dr. Andras Peto na década de 40 e busca a integração do corpo físico, social-emocional e cognitivo. A educação condutiva trata o indivíduo como um todo, dentro de uma visão holística.

A Educação Condutiva vem sendo aplicada em diversos países, entre eles os mais desenvolvidos do mundo como Inglaterra, Alemanha, Noruega, Israel, Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Suécia, México, Estados Unidos, entre outros. No Brasil existem algumas iniciativas e esta será a quarta edição deste curso, que foi pela primeira vez realizado no mês de julho de 2007.

O Curso de Férias que se inicia na segunda quinzena de julho e termina na última do mês, é uma continuidade do Projeto Com Amor, que atende crianças durante o ano todo.

A forma de trabalho da Educação Condutiva é comparada com o trabalho de uma professora de escola primária, o desenvolvimento da criança se dá em grupo, dentro de uma sala de aula, seguindo uma rotina diária. Busca-se educar e ensinar os movimentos adequados visando uma condição independente.

A rotina adotada vai sofrendo pequenas alterações de acordo com o atingimento das pequenas metas estipuladas para cada criança. Ao mesmo tempo que o trabalho é em grupo, ele é direcionado para as necessidades individuais de cada um.

As tarefas adotadas são movimentos de nosso dia a dia, muito simples e funcionais. A criança é sempre o responsável pelas ações que realiza.

Este curso compreenderá mais de 90 horas de atividades, tendo foco na Educação Condutiva e abrangendo áreas paralelas, como:
• Interação com animais
• Música
• Culinária
• Jardinagem
• Artes plásticas e cênicas
• Civilidade

Serão também trabalhadas condições de nosso dia a dia, como atividades de banho, movimentos de vestir-se e condições de higiene, sempre de forma, ativa, participativa e perceptiva.

Mais informações deixe seu recado com seu e-mail neste blog ou entre em contato comigo 48 9167.6105 ou leticia.kuerten@gmail.com

Sejam bem vindos a educação condutiva com amor.

13 Comments:

Anonymous Andrew said...

Nor really Japan, I think,but you could include Sweden.

Andrew.

3:50 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Andrew,

Sorry i was expecting to mention Hong Kong instead of Japan. Of course it is not the same country. My fault. But already corrected. Sweden is there.

Please let me lnow any fault i get sometimes...

With love,
Leticia

10:56 AM  
Blogger Antonio B Duarte Jr said...

Parabéns pelas dicas e artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informatica online

7:56 AM  
Blogger Renatha said...

Olá!
Sou professora de educação infantil e adorei o seu blog! Receberei em minha turma no próximo semestre um menino cadeirante e estou em busca de jogos e brincadeiras que possa fazer com ele, mas não só, gostaria de algo que pudesse fazer com todo o grupo, visto que não pretendo deixá-lo em outra atividade enquanto os alunos andantes brincam no pátio... Você tem alguma idéia ou sugestão de livro, vídeo para me ajudar? Ah, minha turminha têm 3 anos... beijos, obrigada e parabéns pelo blog!

9:11 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Oi Tia Renatha, adorei sua passagem pelo meu blog :) Temos um grupo de crianças especiais que `se divertem` conosco todas as tardes :) A educação condutiva é um método de ensino voltado a crianças com dificuldades motoras, nosso objetivo é torna-las cada vez mais independentes e conscientes de seu corpo, buscando uma melhor qualidade de vida a todos. Fique a vontade em me perguntar que posso sugerir. Em relação a livros e vídeos, existe uma vasta opção dependendo da condição de seu pequenino... no entanto quero te dizer que a melhor opção será recebê-lo de braços abertos, porque somente com a convivência você conseguirá experiência.
Estar preparado? Eu tambem nao estive quando meus gêmeos nasceram... Receber com amor é estar preparado! Logo você encontrará a melhor forma de se comunicar com ele e dar a atenção que ele precisa sem fazer por ele! A intenção do movimento partindo da criança, o querer fazer é o mais sábio.

Fique em contato, um beijo com amor,
Leticia

9:57 AM  
Blogger Renatha said...

Muito obrigada pela atenção Leticia!
Seguirei sua dica... Vou recebê-lo de braços abertos e com todo meu amor, assim que o conhecer melhor buscarei mais sugestões contigo!
Beijos...
Ah! Recomendei seu blog no meu espaço...
Beijinhos...

10:15 AM  
Blogger Renatha said...

Olá! Tem um selinho no meu blog pra vc... Espero sua visita! Beijos...

6:21 PM  
Blogger Alessandra Tofani said...

Olá Letícia,

Meu nome é Alessandra. Tenho uma filha especial de 10 anos. Gostaria de me informar melhor sobre a educação condutiva. Alguns terapeutas já me indicaram essa terapia. Gostaria de saber se vocês oferecem algum programa intensivo para crianças de outros estados. E também se oferecem treinamentos no método. Meu e-mail é aletofani@uol.com.br.
Ficarei feliz se pudermos conversar sobre o assunto. Abs

2:44 PM  
Blogger Renatha said...

Nem precisa agradecer pelo selinho... Seu blog é lindo e têm conteúdos ótimos!
Super beijo!

6:40 PM  
Blogger Unknown said...

Achei muito interessante esse blog pois tras muitas informaçao ar aquem trabalha com educçao e outros segmentos

10:10 PM  
Anonymous Ticiana Gevaerd said...

Oi LÊ!!! estou louca pra ler aqui os posts do curso!! sempre bom saber como foi!! :) tenho certeza que foi um sucesso! Fiquei muito triste de não poder ir me despedir da Becky e reencontrar vcs.. meu mês foi uma correria louca e não consegui me programar! pena! quem sabe encontro ela na inglaterra! rs! :P

Beijos e abraços apertados, com amor, em todo o grupo!

5:19 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Tici, o blog é meu quinto filho! E estou todos os dias pensando nele e nele, tenho muito a publicar, somente está me faltando organização.

Estou escrevendo um artigo que será editado em um livro de famílias que experimentaram a EC, lá na Inglaterra, e tem me tomado tempo...

Obrigada por me cobrar! Estou viva! Logo novos post...

Beijos com amor,
Leticia

3:23 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Carolina,

Obrigada por participar aqui conosco, deixe seu e-mail e falamos mais sobre educação condutiva!

Com amor,
Leticia

3:24 PM  

Post a Comment

<< Home