Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, April 14, 2010

Agressividade e natureza


Vivemos em um mundo de agressividade. Na violência da rua, no rancor da palavra, na agressividade do olhar.

Quando eu leio que o cheiro de gasolina pode provocar agressividade, e realmente visualizo uma fila de carros estressados, querendo ser o mais importante e mais urgente daquela confusão. Percebo há quanto tempo estamos ali, horas e horas respirando aquele ar contaminado.

A conclusão desta pesquisa, publicada na Revista Super interessante do mês de abril, é a resposta a testes executados em alguns ratos de laboratório, que começaram a brigar quando expostos ao cheiro do combustível. Concordo que vivemos um mundo cada dia mais agressivo. Quais fatores vem provocar esta agressividade eu não sei.

Eu vejo que a violência está se impregnando em nossos olhos através das luzes artificiais. Desta tela, do celular, da televisão. Estamos tendo maior parte de nossa rotina olhando para uma luz. Uma luz que entra em nossa retina até mesmo quando estamos dormindo. A luz do despertador, a pequena luz da tevê, o alarme, o ar condicionado. Todos têm uma pequena e intensa luz.

Quem nos dá tranquilidade, paz e relaxamento é a luz da natureza. Quantos pequenos sorrisos damos internamente quando vemos um lindo por do sol, um pássaro fazendo um vôo, as nuances de uma flor, uma formiga carregando uma comidinha. Quantas cenas poderíamos registrar em nossa retina com um simples olhar da natureza.

Um olhar que não é estático, fixo, robotizado. O olhar da natureza é leve, movimentamos várias vezes nossa retina buscando uma surpresa, uma novidade, uma tranquilidade. Quanto mais momentos temos na natureza, seja um simples descansar da vista, olhando para o longe, o horizonte, já temos um descanso mental. E certamente relaxamos a agressividade que vem se construindo com a soma das luzes artificiais.

Vamos escapar desta violência gratuita e construir nossos momentos de paz.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home