Paralisia Cerebral por Freud
O conceito de paralisia cerebral foi criado por Sigmund Freud, assim cita o Professor Jorge Márcio no blog InfoAtivo Def.net.
Entre as suas citações, ele usa uma frase de Andras Peto que aqui repito:
"Já dizia, András Petö, criador da Educação Condutiva, lá em Budapeste, nos anos 40, sobre sua principal descoberta, aliada aos seus conhecimentos de Piaget e Luria, que: " tanto a criança como o adulto são capazes de APRENDER e QUEREM APRENDER apesar de seu sistema nervoso poder estar severamente lesado, no sentido anatômico, como no caso das Paralisias Cerebrais", assim como todos e todas queremos aprender.
Também cita Karol Bobath:
Karel Bobath nos confirmou, em uma das muitas conceituações, ao dizer: "Paralisia cerebral é o resultado de uma lesão ou mau desenvolvimento do cérebro, de caráter não progressivo, existindo desde a infância. A deficiência motora se expressa em padrões anormais de postura e movimentos, associados com o tônus postural anormal. A lesão que atinge o cérebro quando ainda é imaturo interfere com o desenvolvimento motor normal da criança."
O nome paralisia cerebral é vulgarmente utilizado para conceituar síndromes ainda não descobertas, comportamentos não condizentes com nenhuma pesquisa ou indefinições duvidosas. Algumas vezes já escutei a mãe de uma criança com necessidades especiais dizer:
- Eles chamam de paralisia cerebral, mas não encontraram nenhuma lesão no cérebro.
E então, como diz o professor Jorge, você entra no Google e vê mais de 450 mil citações de conceitos de paralisia cerebral... O texto completo você lê aqui.
3 Comments:
Letícia,
Faz tempo que não te vejo, exceto quando encontro a tua pequena na escola, é como lembrar de ti pequena. Descobrimos hoje que o meu sobrinho tem pc e logo lembrei do teu projeto do qual já tinha ouvido falar. Fiquei emocionada com a sinceridade e a seriedade dos teus relatos, espero que a minha cunhada possa se inpirar no teu exemplo, virei tua fã.
Gabriela Sperb
Gabi, quanto tempo mesmo! :)
Então estou aqui a disposição caso queiram conversar, trocar experiências... Conheci muitas famílias através do blog, e continuamos recebendo para conhecer a educação condutiva aqui em Florianópolis.
Desejo muita sabedoria nesta mensagem, e muita paciência, e esperança para os excelentes ganhos que irão sempre existir ao seu sobrinho!
um beijo com amor,
Leticia
Oi querida...amei o blog,tenho um filho de 3 anos com PC,por isso vim parar aqui. Tô seguindo e divulgando este post!
Beijo grande e parabénss!
Post a Comment
<< Home