Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, September 01, 2010

Paralisia Cerebral por Freud


O conceito de paralisia cerebral foi criado por Sigmund Freud, assim cita o Professor Jorge Márcio no blog InfoAtivo Def.net.

Entre as suas citações, ele usa uma frase de Andras Peto que aqui repito:

"Já dizia, András Petö, criador da Educação Condutiva, lá em Budapeste, nos anos 40, sobre sua principal descoberta, aliada aos seus conhecimentos de Piaget e Luria, que: " tanto a criança como o adulto são capazes de APRENDER e QUEREM APRENDER apesar de seu sistema nervoso poder estar severamente lesado, no sentido anatômico, como no caso das Paralisias Cerebrais", assim como todos e todas queremos aprender.

Também cita Karol Bobath:

Karel Bobath nos confirmou, em uma das muitas conceituações, ao dizer: "Paralisia cerebral é o resultado de uma lesão ou mau desenvolvimento do cérebro, de caráter não progressivo, existindo desde a infância. A deficiência motora se expressa em padrões anormais de postura e movimentos, associados com o tônus postural anormal. A lesão que atinge o cérebro quando ainda é imaturo interfere com o desenvolvimento motor normal da criança."

O nome paralisia cerebral é vulgarmente utilizado para conceituar síndromes ainda não descobertas, comportamentos não condizentes com nenhuma pesquisa ou indefinições duvidosas. Algumas vezes já escutei a mãe de uma criança com necessidades especiais dizer:
- Eles chamam de paralisia cerebral, mas não encontraram nenhuma lesão no cérebro.

E então, como diz o professor Jorge, você entra no Google e vê mais de 450 mil citações de conceitos de paralisia cerebral... O texto completo você lê aqui.

3 Comments:

Blogger Gabi said...

Letícia,

Faz tempo que não te vejo, exceto quando encontro a tua pequena na escola, é como lembrar de ti pequena. Descobrimos hoje que o meu sobrinho tem pc e logo lembrei do teu projeto do qual já tinha ouvido falar. Fiquei emocionada com a sinceridade e a seriedade dos teus relatos, espero que a minha cunhada possa se inpirar no teu exemplo, virei tua fã.

Gabriela Sperb

9:41 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Gabi, quanto tempo mesmo! :)

Então estou aqui a disposição caso queiram conversar, trocar experiências... Conheci muitas famílias através do blog, e continuamos recebendo para conhecer a educação condutiva aqui em Florianópolis.

Desejo muita sabedoria nesta mensagem, e muita paciência, e esperança para os excelentes ganhos que irão sempre existir ao seu sobrinho!

um beijo com amor,
Leticia

4:06 PM  
Blogger Mari Hart said...

Oi querida...amei o blog,tenho um filho de 3 anos com PC,por isso vim parar aqui. Tô seguindo e divulgando este post!
Beijo grande e parabénss!

10:19 AM  

Post a Comment

<< Home