Tecnologia em reabilitação
Quando procuro novas iniciativas em reabilitação, ou ainda em tecnologias de reabilitação, o que encontro são uma lista de jogos educativos com entretenimento, que buscam recuperar lesados cerebrais ou ainda desenvolver métodos para prevenção, buscando longevidade e saúde. Leio:
"Dentro de tal perspectiva o que se pode esperar para os anos vindouros, com tantas campos da ciência diretamente relacionados a Fisioterapia se fortalecendo diariamente a passo largos, unindo Cinesiologia/Biomecânica, Biofísica, Eletrotermoterapia, Fisiologia, etc. e proporcionando um maior fluxo de materiais bem como a reconstrução intelectual de forma diária." (Fisioweb)
Se busco tecnologias da educação, vejo uma preocupação mais abrangente, com inclusão social para todos os grupos. Leio:
"A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade." (TveBrasil)
A Educação Condutiva é a mais avançada forma de tecnologia em educação e reabilitação. Ela desenvolve a maturidade do indivíduo, provocando o aprimoramento de suas habilidades, desenvolvendo raciocínio, percepção corporal, consciência e auto-conhecimento.
Trata-se de um sistema educacional que impulsiona o desenvolvimento motor sem se desconectar das emoções do indivíduo. Integra uma ação física, com um relacionamento social e uma motivação cognitiva, preservando o lado emocional.
Em minha experiência com meus filhos, vejo o método bastante intenso, tanto no lado físico, como mental. Percebo meus filhos recebendo explicações detalhadas para a realização ativa de um movimento simples, que organiza o corpo dele através da ordem musicada e estimula o cérebro a repetir a ordem correta com entusiasmo. É tecnologia do movimento, buscando aprimorar aquele indivíduo para que suas ações sejam dia a dia mais adequadas ao seu convívio social.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home