Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, September 08, 2011

Higiene Pessoal

Hora de ir ao banheiro.

Levantamos da cadeira, saimos caminhando até o vaso, sentamos, contamos com calma até seis e esperamos pelo xixi. Se sai muito rapidinho, muito pouquinho, esperamos um pouco mais e mais umas gotinhas saem. Fazemos isto desde que iniciamos a Educação Condutiva, mas é neste semestre que meu filho tem acertado com uma frequência muito maior sua higiene pessoal.

Erramos é verdade, mas muito mais por eu não compreênde-lo quando me pede, do que ele de forma arbitrária. Em nosso dia a dia ele sabe esperar a vez. A não ser quando alguma emoção está envolvida: uma comemoração, uma chegada, um evento, uma surpresa, um susto.

E faz mais: ao sair do vaso, se segura em pé, parado, por alguns segundos até eu colocar a cueca e a calça. A verdade é que eu o assisto, o seguro. Mas ainda assim ele faz tudo certinho, como se fizesse sozinho.

E a grande verdade é que sim, esperamos que ele possa um dia fazer tudo sozinho. Como fazer, os passos a seguir, isso ele já sabe. Isso é educação condutiva.

3 Comments:

Blogger Néa e Arthur said...

É nessa hora que vejo como meu caminho ainda é longo e tão distante da E.C.
Parabéns mais uma vez!!!!!!!!!!!!!

8:28 PM  
Blogger Mari Hart said...

... com AMOR! =))

10:20 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Eu faço COM ele, mas não faço POR ele.

néa, distância não dá pra medir, longe pode ser perto. O mais importante é que o cérebro esteja 'fazendo'.

e Mari, sim, fazendo Com amor!

Beijo!

5:31 AM  

Post a Comment

<< Home