Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, July 23, 2009

Vídeo da Biografia de Peto


Em nosso encontro de pais durante o Curso de férias, trocamos experiências, falamos de assuntos comuns e assistimos ao filme "A Biografia de Andras Peto". Um vídeo rico em descrições e relatos de pessoas que trabalharam com Dr. Peto, ou foram seus alunos da pedagogia condutiva. Gostaria de levantar alguns trechos interessantes:

Mari Hari descreve:
"Existe uma brecha entre imaginar o movimento e executá-lo. Foi nesta brecha que Professor Peto pensou, a melhor maneira de executá-lo, para cada indivíduo."

Um condutor, hoje psicólogo, descreve:
"Já fiz o que podia com esta criança e não consigo fazê-lo subir estes degraus. Professor Peto, me conduza. Então Peto foi até a criança e disse:
- Você é grande, você é um conquistador, imagino você com muita energia subindo estes degraus, me mostre.
E assim a criança fez, subiu e desceu os três degraus.
O condutor disse, mas isso só pode ser você, pois eu já tinha tentado de tudo!
E Peto se surpreende:
- Eu? Eu nada fiz, foi a criança que subiu os degraus."


E continua:
"Andras Peto era uma autoridade em anatomia e fisiologia. Mas quando perguntado por um amigo como ele fazia quando via uma criança em sua porta, que não podia caminhar ou falar. E Andras Peto respondeu:
- Eu medito. Medito em cada um para encontrar a harmonia entre a energia interior e exterior. Mas não posso dizer isso, senão irão me achar um idiota."


"Andras Peto faleceu em 1967 aos 74 anos. Ele estudou cabala, budismo, acupuntura, hinduismo."
E eu Leticia, comento, este homem que faleceu nos anos 60 conhecia mais de cultura oriental e pensamento humanizado que nós atualmente.

"Professor Peto queria que as crianças comessem com os pratos de cerâmica e copos de vidro. Nada de latão ou plástico. Ele dizia:
- O que pode acontecer ? Apenas um prato quebrado."


Esse senhor de aparência bruta, porém de coração mole era uma pessoa que via mais do que um corpo, ele integrava o indivíduo em todas as suas funções vitais, emocionais e sociais. Obrigada Dr. Andras Peto pela sua herança. A Educação Condutiva.

Tuesday, July 21, 2009

A voz dos pais




Estamos iniciando nossa segunda semana do Curso de Férias Com Amor.


As crianças já adaptadas, agora seguem muitas atividades de aprendizado.

Deixo como resultado de uma primeira semana de curso a voz dos pais, em suas expectativas e vivências:

"Esta experiência deu um click em minha filha, por isso voltei este ano."
Juliana, segundo ano seguido conosco.

"Nossa missão é sempre buscar algo novo, dessa vez estamos aqui."
Alexandre, conhecendo a Educação Condutiva pela primeira vez.

"Tivemos uma experiência fantástica no ano passado, minha filha amadureceu, ficou mais atenta."
"No fim de semana que vi minha filha voltando pra casa, ela estava totalmente diferente. O que aconteceu? Deram mil picadas nela!"

Lilian e Emerson, repetindo o curso.

"Em três dias já estou tendo algumas respostas da condutora."
Sandra, em momento de avaliação.

"No ano passado achei uma mudança muito grande na minha neta e já nos primeiros dias do Curso eu percebo ela mais atenta e até algumas diferenças em poucos dias."
Célia, avó acompanhando sua neta pela segunda vez.

"O primeiro neuropediatra de meu filho disse que eu deveria buscar amor e consciência. Por isso estou aqui."
Clarice, experimentando a educação condutiva.


::: Desenhos de Juliana Goes, para o Curso de Férias Com Amor.

Monday, July 13, 2009

Boas vindas ao Curso


Hoje, segunda-feira, 13 de julho iniciamos nosso terceiro ano consecutivo com o Curso de Férias de Educação Condutiva. Serão quase 100 horas de educação, ensino e aprendizagem durante três semanas. O trabalho que ao mesmo tempo atende o grupo e percebe a individualidade de cada um, busca com o método da Educação Condutiva atender crianças com paralisia cerebral e promover sua independência e funções ativas para o dia a dia.

Com segurança e confiança, seguimos um Plano de Atividades rico em rotinas de educação motora, cognitiva, social e emocional, promovendo a experimentação em sala e também em nossa vida diária. Objetivamos fazer com que as crianças mostrem aprendizado e resultado nestas três semanas com o Projeto Com Amor, conduzindo para que as crianças realizem de fato, por elas mesmas.

A educação condutiva é surpreendente e tenho certeza que será muito rico para estas nove crianças que estão conosco durante este período. Cada família que se desloca de seu estado para conviver conosco esta experiência, tenho certeza que retornarão admirados, aprendendo com a educação condutiva do Dr. Andras Peto.

Sejam todos bem vindos!